A África é aqui

  •  
  • 53
  •  
  •  
    53
    Shares

http://correiodacidadeonline.com.br/a-africa-e-aqui/Olá,

Com esta coluna, o Correio da Cidade Online abre um novo espaço para você ficar por dentro do que há de melhor na programação cultural ao nosso redor. Por aqui darei dicas que misturam entretenimento, cultura e lazer. Quero aproveitar e te convidar para dividir comigo esse espaço e me enviar sugestões de temas a serem abordados.

A dica para este fim de semana é 1ª Feira Cultural e Gastronômica Paladares de África, que acontece sábado, dia 30 de maio.

Atravessando a ponte, no centro do Rio de Janeiro, a Praça Tiradentes – aquela cercada por espaços culturais como o Teatro João Caetano, o Teatro Carlos Gomes e o Real Gabinete Português de Leitura, que a gente nem percebe na correria do dia a dia – vai ser palco do evento, onde será possível conhecer um pouco do continente africano e sua importância histórica na formação da cultura brasileira.

A feira acontece para celebrar o Dia da África, comemorado no dia 25 de maio. Países como Angola, Cabo Verde, Congo Democrático, Togo e Senegal serão representados nas tendas gastronômicas com quitutes típicos de suas regiões, com preços a partir de R$15,00.

Vários artesãos da associação dos estudantes africanos estarão presentes e exibirão suas artes com muita criatividade. O encontro conta também com a exposição de quadros de artistas plásticos do acervo do Consulado Geral da Angola e estilistas que representam o universo africano com tecidos coloridos para o vestuário.

E mais: desfile de modas, apresentação de danças típicas, DJs e um show com o cantor angolano Sérgio Zola, que promete fazer o público dançar ao som dos tradicionais ritmos do continente, como rumba congolense e o nosso já conhecido kuduro!

O evento é uma grande oportunidade para vivenciarmos a cultura de um lugar marcado pela luta e pelo preconceito, além de ser um auxílio para os professores no cumprimento da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história da África no currículo das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.

E eu ainda tenho uma ótima notícia: a entrada é gratuita!

A gente se vê por lá!


 

Formada em Turismo e com duas pós-graduações na bagagem, Leila Gravano é guia de turismo bilíngue e diretora da Conhecendo Mais, empresa de turismo receptivo de Niterói.

You may also like...