Agência de Desenvolvimento da França anuncia visita a Niterói em junho

  •  
  •  
  •  
  •  

Um encontro internacional realizado na tarde de segunda-feira (18) em Paris, na França e que contou com a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi  promovido por empresários franceses, com apoio da embaixada daquele país e da embaixada e do consulado brasileiro. A apresentação de Niterói despertou o interesse da representação da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), presente à reunião, que anunciou a visita para viabilizar cooperação e investimentos no município.

Em sua fala, o prefeito ressaltou o equilíbrio financeiro e fiscal de Niterói, as parcerias com o setor privado e traçou um panorama socioeconômico da cidade, que está entre as mais desenvolvidas do Brasil em diversos indicadores, entre eles Índice de Desenvolvimento Humano e saneamento ambiental; e despertou o interesse dos empresários presentes em parcerias com a cidade. “Foi um encontro extremamente positivo e produtivo, pois os empresários demonstraram o desejo de investir e realizar projetos em Niterói. Eles quiseram saber detalhes sobre o que estamos fazendo e a Agência Francesa de Desenvolvimento, uma das principais de cooperação internacional da Europa, anunciou essa visita”, comentou Neves.

Os principais temas abordados no encontro foram a contratação do gerenciamento do Centro de Controle Operacional (CCO) de Mobilidade de Niterói, similar ao implantado na cidade de Dijon; desenvolvimento do projeto básico do VLT de Niterói; e atração de investimentos em infraestrutura, turismo e hotelaria para a cidade, além do programa de requalificação do Centro de Niterói. Na ocasião, foi assinado, ainda, o termo de cooperação com o Centro de Monitoramento de Trânsito de Dijon.

“Tudo isso é importante para o presente e o futuro de Niterói. Nos últimos dois anos e meio, tiramos projetos estruturantes do papel, como a Transoceânica, o CISP e o próprio CCO Mobilidade, graças ao apoio de agências de cooperação”, explicou o prefeito.

You may also like...