Alunos escritores serão destaque na 21ª Feira do Livro de Itaboraí

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ismael - estudante que ira a Suécia - Vencedor da Olimpiada de portugues das escolas Municipais  de Itaboraí -  (4)Alunos da rede pública municipal também estão entre as estrelas da Felicita, a 21ª Feira do Livro da Cidade de Itaboraí que agita a cidade. Lado a lado com autores como Ziraldo e Bia Bedran, os estudantes também terão espaço privilegiado no evento, onde lançarão livros contendo seus próprios trabalhos literários.

Uma coletânea com 25 textos de estudantes selecionados durante a etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa será lançado na Felicita. Entre os trabalhos está “Cheiro de passado”, do jovem Ismael Oliveira, 13 anos, vencedor da competição na cidade e que está de malas prontas para expor sua obra na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, a partir do dia 25. Ismael ganhou a viagem da Prefeitura em parceria com a editora ZL, como prêmio por vencer a etapa municipal da Olimpíada.

Cada escola municipal também terá ao menos um livro próprio exposto na Felicita, realizado pelos alunos, de forma artesanal. O conteúdo é relativo aos artistas homenageados no evento: os escritores Millôr Fernandes e Ana Maria Machado, o compositor Dorival Caymmi e o jornalista Heitor Costa, natural de Itaboraí.

O objetivo, segundo o prefeito Helil Cardozo, é incentivar não só os alunos/escritores, mas também despertar o interesse pela leitura nas escolas.

“Quando um aluno escreve um texto e é premiado com uma viagem internacional, como é o caso do Ismael, isso chama a atenção dos outros estudantes”, afirma Helil Cardozo. “Da mesma forma, ver seu nome como autor de um livro e participar da Felicita como escritor aumenta a autoestima dos jovens e os incentiva a se interessar pela literatura”, diz o prefeito.

Cada aluno que visitar a feira receberá um kit com livro, sacola, guia da feira e squeeze. Além disso, cada escola terá entre R$ 300,00 e R$ 500,00 em dinheiro para compra de livros para as bibliotecas. A escolha dos títulos fica a critério dos educadores. Ao todo, a cidade tem 87 escolas municipais onde estudam 33 mil alunos.

ZiraldoSobre a 21ª Felicita

Realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a 21ª Felicita acontece de 17 a 20 de setembro no Clube Vera Gol. O evento, totalmente gratuito, conta com a presença de artistas como o cartunista Ziraldo, o músico Danilo Caymmi, a cantora Bia Bedran, a psicóloga e sexóloga Laura Muller (Altas Horas) e o humorista Reinaldo (Casseta & Planeta). Todas as palestras são destinadas aos estudantes, já previamente cadastrados. Entre as apresentações musicais estão a cantora Bia Bedran, a banda Suricato, o grupo Palavra Cantada e a dupla Glorinha e Renato, entre outros. O público em geral terá acesso aos shows e a um espaço com stands de diversas editoras, onde também ocorrerão intervenções artísticas.

Conheça a programação completa em www.felicita.itaborai.rj.com.br

 

Serviço:

21ª Felicita – Feira do Livro da Cidade de Itaboraí

Data: 17 a 20 de setembro

Hora: Dia 17, a partir das 18h30

Dias 18, 19 e 20, das 8h às 21h

Local: Clube Vera Gol – Av. 22 de Maio, 3428, Outeiro das Pedras – Itaboraí

You may also like...