Avanço das obras de revitalização da Avenida 22 de Maio muda trânsito em Itaboraí

Em função do avanço das obras de revitalização da Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí, a Prefeitura e a empresa responsável pelo projeto vão adotar um novo esquema para o tráfego de veículos na região. As intervenções ocorrerão gradualmente entre os bairros de Vendas das Pedras e Vila Esperança (Reta), a partir do dia 17. Esse trecho, de 1,2 quilometro, corresponde à primeira etapa da obra, que já vem recebendo investimentos desde maio deste ano e tem previsão de ficar pronto em novembro. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Transportes (Setrans) cerca de 3,5 milhões de veículos passam por mês pela avenida, que tem 9 Km de extensão.

obras22maio1“Mesmo diante das dificuldades financeiras e da queda de arrecadação que o município teve em função da paralisação das obras do Comperj, trabalhamos para manter as obras e as parcerias necessárias para cidade. É importante lembrar também que o transtorno é momentâneo, e as obras, permanentes. Por isso, contamos com apoio da população e a cooperação dos motoristas”, destacou o prefeito Itaboraí, Helil Cardozo.

O Planejamento Estratégico de Trânsito, que definirá os pontos de desvios, será divulgado na próxima semana, quando serão finalizados os estudos de impacto. O engenheiro responsável pela obra, Rojas Felício, adianta que a expectativa é começar os trabalhos pela faixa da esquerda, para quem segue do bairro Vendas das Pedras em direção à Reta.

“Por mais que tenhamos cautela e nos esforcemos ao máximo para minimizar os transtornos, é natural que uma obra como essa gere um desconforto. Por isso, é preciso que os motoristas tenham paciência. O ideal seria interditarmos toda a via para realizar as ações, o que é impossível. Sendo assim, vamos primeiro concluir uma faixa e, ao seu término, darmos início à outra”, explicou Felício.

Essas mudanças estão sendo possíveis graças à finalização do projeto executivo, necessário para a preparação das bases, sub-bases, meios-fios e a aplicação do asfalto. Ele foi entregue pelas empresas envolvidas na sua elaboração, nesta segunda-feira (06), ao secretário municipal de Obras, Mario Sérgio Lopes. Com isso, os trabalhos de drenagem que vinham acontecendo no acostamento serão finalizados. dando início às preparações na pista.

Orientação

Atualmente, cerca de 100 homens estão envolvidos direta e indiretamente com os trabalhos na região. Número que, segundo a empresa, deve aumentar nos próximos dias, assim como os de máquinas e caminhões. Desde o início da obra, a Setrans tem mantido orientadores de trânsito a motoristas e pedestres. De acordo com a Secretaria, até o momento não houve mudanças expressivas na velocidade dos veículos, que se manteve em 52 km/h, em média. Antes das obras, o número era de 60 km/h.

Revitalização

Após concluída toda a obra, a Avenida 22 de Maio estará inteiramente revitalizada. Além de nova pavimentação, a via terá trechos duplicados e ganhará equipamentos modernos de iluminação com fiação subterrânea, áreas de lazer, acessibilidade, ciclovia, ponte, passarela e a construção de uma grande praça em Joaquim de Oliveira, com um centro de convenções, oficinas de arte oleira e lojas para a venda do artesanato produzido no local.

A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo do Estado, por meio do Programa Somando Forças. Os trabalhos estão orçados em R$ 186 milhões. A previsão de conclusão de todo o trabalho é de 16 meses.

Sobre o autor

Deixe um comentário