Barreira na Niterói-Manilha será retirada semana que vem

  •  
  •  
  •  
  •  



manilha2O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, conseguiu junto à Autopista Fluminense o compromisso de ser retirada, na semana que vem, parte da barreira instalada ao longo da BR-101, em Manilha, que impedia o acesso de veículos à pista lateral para acesso à RJ 104, em direção a São Gonçalo. O encontro com a direção da concessionária ocorreu na tarde de quinta-feira (14) e contou também com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de uma comissão formada por empresários, comerciantes e moradores locais.

Na próxima quarta-feira (20), uma nova reunião irá decidir medidas para solucionar o problema que ocorre também no outro sentido da pista, para quem vem de São Gonçalo em direção a Itaboraí.

“Conseguimos, hoje, resolver parte do problema, liberando a utilização da BR 101 para quem se dirige em direção a Alcântara, evitando que os motoristas sejam obrigados a trafegar apenas pelas vias laterais”, ressaltou Helil Cardozo. “Foi um bom diálogo, que incluiu comerciantes e moradores. Mas ainda temos de solucionar a questão a respeito do outro lado da pista. Temos certeza de que vamos chegar a um consenso na quarta-feira”.

Iniciativa

manilha 3O comerciante e presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da Secretaria Municipal de Transportes, Enéas Pereira, foi quem iniciou o movimento popular que, com a ajuda do prefeito, iniciou as negociações junto à Autopista Fluminense e a PRF.

“Dei início a esse processo conversando com os empresários e o prefeito, que me deu todo o apoio. A partir daí, caminhamos juntos para solucionar o problema. Estamos saindo dessa reunião de hoje com uma primeira vitória”, disse Enéas.

Além da liberação do acesso em direção a Alcântara, a Autopista também estuda, junto da Prefeitura, ampliar a capacidade do recuo para ônibus no ponto em frente a um posto de gasolina, antes da entrada para BR-493, para dar mais fluidez ao tráfego no local.

Na próxima reunião, técnicos da Autopista e da Secretaria Municipal de Transportes irão discutir com moradores locais a possibilidade da retirada de uma passarela em Manilha, liberando mais uma pista de na via auxiliar para quem se dirige ao Centro de Itaboraí. Um novo acesso aos pedestres seria, então, planejado.

manilhaO presidente da Federação das Entidades Sociais e Associações de Moradores de Itaboraí, Alcebíades Pereira Neto, acredita numa solução rápida.

“A retirada da passarela pode ser uma boa ideia, e pode ser feita rapidamente. Creio que haja outras maneiras de garantirmos a segurança dos pedestres que precisam atravessar a via”, avalia Alcebíades.

You may also like...