Câmara de Niterói aprova Projeto de Lei e UFF já pode receber escritura do Cinema Icaraí

  •  
  •  
  •  
  •  



A Câmara de Vereadores de Niterói aprovou na noite desta quinta-feira, dia 23, em segunda discussão, a autorização do legislativo para que a Universidade Federal Fluminense (UFF) receba a escritura pública do prédio onde funcionava o antigo Cinema Icaraí. Emenda aditiva, elaborada por todos os 21 vereadores, faz com que a agenda cultural do espaço seja discutida, em comum acordo entre universidade e município, para que a participação de cada esfera de poder seja clara no processo, conforme discussão ocorrida na última terça-feira quando o projeto foi votado em primeira discussão.

A mensagem-executiva 23/2014, aprovada por unanimidade, segue para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Neves (PT). Emenda da vereadora Tânia Rodrigues (PDT) sobre regras de acessibilidade do prédio tombado pelo patrimônio histórico, foi rejeitada sob alegação de que lei federal específica já  obriga a execução de obras de acessibilidade.

O Cinema Icaraí foi desapropriado em 2011 pela Prefeitura de Niterói, com recursos públicos do município e do governo federal, através da Universidade Federal Fluminense, para que o local possa abrigar a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e outras iniciativas culturais, além de manter a sua arquitetura original, tombada pelo Patrimônio Histórico.​

You may also like...