Campanha antirrábica vacina mais de 38 mil cães e gatos em Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí realizou no último sábado (01/11), a vacinação antirrábica para cães e gatos no município. Ao todo, 38.202 mil animais foram vacinados, sendo 9.394 a mais do que na campanha de 2013. As doses, distribuídas gratuitamente, foram oferecidas em 49 pontos fixos, entre escolas e postos de saúde, das 8h às 17h, nos oitos distritos da cidade. Aproximadamente 600 profissionais atuaram na ação, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva Animal.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde de Itaboraí, Geraldo Vieira, em 2013 foram 28.808 animais vacinados. Assim, o resultado da campanha de 2014 foi satisfatória e positiva. A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos.

“Assim que assumimos a gestão, o município estava há dois anos sem realizar a campanha antirrábica, e logo tratamos de organizar da melhor forma possível. Nosso objetivo, conforme determinação do prefeito Helil Cardozo e do secretário municipal de Saúde, Edilson Santos, é ampliar a vacinação para o maior número de animais a cada ano. Já em 2015, pretendemos atingir os cães e gatos de rua”, comentou Geraldo, ressaltando que nenhum animal veio a óbito e não houve incidentes.

Iaponira Ferreira, 36 anos, foi uma das primeiras a chegarem ao Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro. Acompanhada da filha Darina Kerolayne Ferreira, 17 anos, a dona de casa levou seu cão Maik, da raça mista Labrador com Vira Lata, para se vacinar.

“Ficamos sabendo da vacinação por meio de panfleto aqui no posto, onde frequentamos. Decidimos vir logo pela manhã e correu tudo na maior tranquilidade. O Maik irá completar três anos de idade em dezembro, e desde seu nascimento nós deixamos todas as vacinas em dia”, disse Iaponira, com o cartão de vacinação do cão em mãos.

O aposentado Jair Gomes, 72 anos e morador do bairro Sossego, levou todos os seus quatro cachorros da raça bace para se vacinarem. E para ajudar, foi acompanhado da esposa e neta.

“Meus cachorros são mansos e não dão trabalho, todos eles têm cartão de vacinação, que sempre trago comigo. Achei o processo de vacinação rápido e o atendimento eficaz. Correu tudo tranquilamente”, frisou Jair ressaltando a idade dos cachorros, que  varia de um a seis anos.

Os donos de cães e gatos que ainda não vacinaram seus animais ou proprietários de canis interessados na vacinação, podem procurar a sede da Vigilância em Saúde de Itaboraí até o dia 14 de novembro e solicitar um profissional para vaciná-los. A sede fica localizada na Rua Padre Egídio Cavouth, nº 37, em Jardim Imperial. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Saiba mais

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que atinge cães, gatos e também o homem. Os sintomas da doença são: mal-estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença.

A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. A melhor forma de prevenção é vacinar anualmente cães e gatos, não se aproximar de animais de rua, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando ou dormindo.

Sobre o autor