Campanha Outubro Rosa é encerrada em São Gonçalo

  •  
  •  
  •  
  •  



Campanha Outubro Rosa é encerrada em São Gonçalo (Foto: Sandro nascimento)

Campanha Outubro Rosa é encerrada em São Gonçalo (Foto: Sandro nascimento)

Finalizando as comemorações do Outubro Rosa, a subsecretaria de Política para as Mulheres realizou, na última sexta-feira (24/10), no Clube Mauá, Estrela do Norte, o Baile Rosa. O evento foi aberto à população e contou com a participação da Orquestra Municipal, tocando sucessos nacionais e internacionais. A ação encerrou a programação de combate ao câncer de mama em São Gonçalo.

“Pudemos passar a importância da prevenção e tratamento da doença para um grande número de pessoas. Na inauguração da Clínica Municipal Gonçalense (dia 30/09), o prefeito Neilton Mulim usou o primeiro laço rosa, dando mais visibilidade para a campanha”, destacou a subsecretária da pasta, Luzinete Araújo, acompanhada pela secretária de Atenção ao Idoso, Mulher e Pessoas com deficiência, Tânia Soares.

Ao longo do mês, a subsecretaria de Política para as Mulheres realizou palestras e panfletagem nas ruas, com objetivo de informar a população sobre os perigos do câncer de mama. O diagnóstico precoce da doença pode significar em até 95% de chance de cura, além de garantir tratamento menos traumático.

Existem fatores que servem como indicadores e, caso a mulher se encaixe em algum deles, também é necessário realizar o exame com frequência. São eles: hereditariedade (casos prévios na família), primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após 50 anos), primeira gravidez após os 30 e nunca ter engravidado ou amamentado.

Saúde

A paciente pode realizar o exame de mama em qualquer Posto de Saúde do município, onde o médico ou enfermeira ensina a realizar o autoexame. Caso haja alguma alteração, qualquer clínico geral ou ginecologista da rede pode prescrever o pedido de mamografia que será realizado no Espaço da Mama, dentro do Hospital da Mulher, no Zé Garoto, que conta com quatro mastologistas. Se necessário, o hospital realiza o diagnóstico confirmatório através da core biópsia de mama.

Quando diagnosticada a doença, é realizada a pactuação através do sistema SISREG (Sistema Nacional de Regulação), onde o paciente é encaminhado para tratamento em hospitais de referência. É necessário que o exame de mamografia seja feito anualmente a partir dos 49 anos, como preconiza o Ministério da Saúde.

You may also like...