Catamarã Itacoatiara realiza viagem inaugural

Clarice Castro / Governo do Estado
Clarice Castro / Governo do Estado

O catamarã Itacoatiara, terceiro a reforçar a frota da linha Rio-Niterói do sistema aquaviário, realizou sua viagem inaugural nesta quinta-feira (29/9), com a presença dos secretários de Transportes, Rodrigo Vieira, e da Casa Civil, Leonardo Espíndola. O trajeto entre as estações Praça XV e Praça Arariboia foi percorrido em aproximadamente 20 minutos.

Em sua primeira viagem aberta ao público, a embarcação transportou cerca de 500 passageiros. Neste primeiro momento, a barca vai circular em operação assistida, nos horários de maior demanda, das 7h às 10h e entre 17h e 20h.

“Essa é mais uma entrega para oferecer qualidade no transporte entre as duas principais cidades do Estado, Rio e Niterói. A Itacoatiara, totalmente climatizada, vai começar a operar no horário de pico, a partir de hoje, e sua atuação será ampliada ao longo dos meses, melhorando a prestação do serviço no sistema aquaviário. O nível de qualidade já melhorou muito, mas temos que continuar melhorando e esse é o nosso objetivo, não só nas barcas, mas em todos os modais de alta capacidade”, disse Rodrigo Vieira.
Assim como a Pão de Açúcar e a Corcovado, em operação desde o ano passado, a Itacoatiara tem capacidade para até 2 mil pessoas e conta com sistema de ar-condicionado, acessibilidade plena e espaço para cadeirantes, bicicletários, 18 banheiros, sistema interno de TV e duas proas.

“É importante para a população ter um transporte veloz, confortável, eficiente. Isso é investir na qualidade de vida das pessoas e é nesse trabalho que o Governo do Estado está empenhado: trazer mais esse benefício para quem vive na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, afirmou Leonardo Espíndola.
Ao todo, o Governo do Estado está investindo R$ 273 milhões na aquisição de nove novas embarcações, sendo sete com capacidade para 2 mil pessoas, produzidas na China, e duas fabricadas no Ceará, com capacidade para 500 pessoas. Três delas já estão em operação: as chinesas Pão de Açúcar e Corcovado e a cearense Ilha Grande.

Sobre o autor

Deixe um comentário