Cidade do Samba: o paraíso dos apaixonados por samba e carnaval

  •  
  • 20
  •  
  •  
    20
    Shares

1Olá, pessoal!
Construído com o objetivo de reunir os centros de produção de carros alegóricos, fantasias e alegorias das Escolas de Samba do Grupo Especial, a Cidade do Samba Joãozinho Trinta é o local onde se pensa em cada detalhe de uma das festas mais populares e animadas do mundo, o maior espetáculo de show, criatividade, alegria e samba: o desfile na Marquês de Sapucaí.

O projeto arquitetônico localizado na Gamboa, bairro fortemente vinculado ao nascimento do samba, faz parte do plano urbanístico de revitalização da zona portuária da cidade. O que era um sonho tornou-se realidade com sua inauguração em 2005, fazendo do complexo um núcleo de produção artística que oferece cursos profissionalizantes ligados à indústria do carnaval, e um centro de visitação artística e turística.

2A programação que está fazendo o maior sucesso no momento é o Botequim da Cidade do Samba, evento que acontece uma vez por mês, sempre as segundas – feiras. O projeto consiste em reunir bambas do mundo do samba para um show de pagode que recebe convidados ilustres. Para o mês de dezembro a atração será Diogo Nogueira.

Se você curtiu a dica e se interessou em conhecer, aproveite a oportunidade: A empresa de turismo e cultura Conhecendo Mais está fazendo passeios para o local em dias de show, com saídas de pontos estratégicos de Niterói. Não fique de fora!

Você sabia?

– A área total do empreendimento é de 130 mil m² sendo 92 mil m² a área destinada à Cidade do Samba, o equivalente a 10 estádios oficiais de futebol;
– Ao todo, são 14 barracões, cada um com um prédio de 3 andares e vãos de 12 metros de altura, o que permite a montagem dos carros alegóricos em tamanho natural;
– A entada das agremiações está condicionada a sua permanência no Grupo Especial, ou seja, quem for rebaixada perderá o direito ao barracão.

Onde:

Cidade do Samba Joãozinho Trinta – Rua Rivadávia Correa, 60 – Gamboa
Acesso pela Avenida Rodrigues Alves – O local tem estacionamento.

A gente se vê por lá!


Formada em Turismo e com duas pós-graduações na bagagem, Leila Gravano é guia de turismo bilíngue e diretora da Conhecendo Mais, empresa de turismo receptivo de Niterói.


A opinião contida neste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor. O seu conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Correio da Cidade Online.

You may also like...