Corpus Christi reúne mais de 50 mil pessoas em São Gonçalo

tapeteSGCatólicos de São Gonçalo celebraram o Corpus Christi com a confecção dos tradicionais tapetes de sal no Centro da cidade. Considerada a maior da América Latina, com cerca de dois quilômetros de extensão, a obra precisou de mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. O tapete, formado por 230 quadros ao longo das ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município.

O prefeito Neilton Mulim acompanhou a confecção dos tapetes, que começou às 20 horas de quarta-feira (25). Durante quatro horas, ele percorreu todo o trajeto do evento ao lado de fiéis e espectadores. “É um momento de fé, família, união, amor, alegria e de oração. A cada ano as igrejas e os fiéis inovam e garantem um belo espetáculo na cidade”, garantiu.

Celebrada há 21 anos, a confecção dos tapetes de sal de Corpus Christi levou às ruas da cidade mais de 50 mil pessoas desde a confecção até a celebração da missa e da procissão. O estudante Arthur Mathias, de nove anos, da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro do Laranjal, ajudou na montagem dos tapetes ao lado dos pais e amigos. “Meus pais sempre participaram e agora venho junto”, disse, mostrando o sal grosso tingido de azul para a ornamentação do painel.

Por ser o “Ano da Misericórdia”, as 27 paróquias do município trabalharam 15 temas voltados aos trabalhos sociais desenvolvidos pela igreja católica nos desenhos de sal. Dentre eles estavam as pastorais da criança, saúde, esperança, carcerária, AIDS e sobriedade, além de temas como a Campanha da Fraternidade, realizada anualmente no Brasil, e a Eucaristia.

corpusA festa de Corpus Christi – Corpo de Cristo em latim – celebra a Eucaristia, que é o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando esse sacramento foi instituído. Durante a última ceia, Jesus mandou seus apóstolos celebrarem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Celebração Eucarística de Corpus Christi na Igreja Matriz de São Gonçalo. Em seguida os fiéis saíram em procissão.

Infraestrutura

A prefeitura montou todo um planejamento para organização do evento. Todo o efetivo da guarda municipal foi instalado nas ruas do Centro para organizar e desviar o trânsito. A secretaria de Saúde baseou cinco ambulâncias no percurso do tapete de sal e montou um contêiner com cinco leitos, com médicos e enfermeiros, no pátio da Igreja Matriz. A secretaria de Infraestrutura e Urbanismo manteve equipe do departamento de limpeza urbana e varrição 24 horas nas ruas que receberam os tapetes. Banheiros químicos também foram instalados na região.

Sobre o autor

Deixe um comentário