Corpus Christi: tapete de sal de SG deve ser ainda maior este ano

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Thiago Louza / Prefeitura de São Gonçalo

Considerado desde 2005 como o maior da América Latina, com cerca de dois quilômetros de extensão, o tradicional tapete de sal de Corpus Christi de São Gonçalo deve ficar ainda maior este ano. Pelo planejamento traçado na última reunião entre o Padre André, da Igreja Matriz da cidade, com as 27 paróquias envolvidas no evento e representantes da prefeitura, o tapetedeve chegar aos 250 painéis, 20 a mais em relação aos últimos anos.

Os temas para a confecção dos tapetes deste ano serão: “Eucaristia”, “Campanha da Fraternidade” e “Ano Mariano”. Jovens, adultos e crianças irão confeccionar os painéis ao longo das ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha durante toda a noite do dia 14 e madrugada do dia 15.

Para confeccionar os quadros serão gastos, segundo o Padre André, mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem.

Celebrada há 22 anos, a confecção dos tapetes de sal de Corpus Christi, que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do município, leva às ruas da cidade mais de 50 mil pessoas desde a confecção até a celebração da missa e da procissão.

“É um momento de fé, família, união, amor, alegria e de oração. A cada ano as igrejas e os fiéis inovam e garantem um belo espetáculo na cidade”, garante o Padre André, que aguarda novamente católicos de outros municípios do Rio e de até de outros estados do país no evento.

No ano passado, as paróquias do município trabalharam 15 temas voltados aos trabalhos sociais desenvolvidos pela igreja católica nos desenhos de sal. Dentre eles estavam as pastorais da criança, saúde, esperança, carcerária, AIDS e sobriedade, além de temas como a Campanha da Fraternidade, realizada anualmente no Brasil, e a Eucaristia.

 

A festa de Corpus Christi – Corpo de Cristo em latim – celebra a Eucaristia, que é o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando esse sacramento foi instituído. Durante a última ceia, Jesus mandou seus apóstolos celebrarem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidirá a Celebração Eucarística de Corpus Christi em um grande palco que será montado em frente a Igreja Matriz de São Gonçalo, no Centro. Em seguida os fiéis sairão em procissão.

Infraestrutura – A prefeitura irá montar todo um planejamento para organização do evento. Todo o efetivo da guarda municipal será distribuído entre as ruas do Centro para organizar e desviar o trânsito. A secretaria de Saúde terá cinco ambulâncias no percurso do tapete de sal. A secretaria de Infraestrutura manterá equipes do departamento de limpeza urbana e varrição 24 horas nas ruas que receberão os tapetes. Banheiros químicos também são instalados na região e o comandante do 7º BPM, Ruy França, reforçará o policiamento durante toda a noite e madrugada.

 

Tapete dos Idosos – Os cerca de 200 idosos do Abrigo Cristo Redentor também participam deste momento de fé e beleza na cidade. Ao lado da Capela de São José, eles confeccionam cerca de dez tapetes de sal com apoio de assistentes sociais, psicólogos, médicos e funcionários administrativos da instituição.

“A confecção dos tapetes de Corpus Christi no Abrigo também é uma tradição. Nossos idosos fazem os desenhos com maior carinho e amor. É um momento muito gratificante para todos, principalmente neste momento tão difícil que estamos passando”, garantiu o presidente da entidade, Josias Ávila, se referindo ao atrasado de repasses do Governo do Estado há um ano e dois meses.

 

Interdição — O trânsito nas principais ruas do Centro de São Gonçalo será interdito a partir das 19 horas do dia 14 até as 13 horas do dia 15. Os motoristas devem ter atenção ao roteiro que será publicado na próxima semana pela secretaria municipal de Transportes:

Estarão fechadas as ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César; Travessa Zeferino Reis entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Dr. Nilo Peçanha; Rua Salvatori entre a Rua Feliciano Sodré e Aluisio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo entre as Ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluisio Neiva; Rua Coronel Moreira César e Dr. Feliciano Sodré em toda sua extensão; Rua Dr. Nilo Peçanha entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua Gal. Antônio Rodrigues.

A Rua João de Souza terá a mão invertida e a Rua Aluísio Neiva terá regime de mão única no sentido Rua Salvatori / Gal. Antônio Rodrigues. O trânsito será desviado da seguinte maneira no sentido Barro Vermelho/Centro: Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, Rua José Lourenço de Azevedo, Rua  Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha e segue.

Já os motoristas que estiverem vindo do bairro Paraíso rumo ao Centro terão que fazer o seguinte trajeto: Rua Dr. Francisco Portela, Rua Coronel Serrado, Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. Jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa,  Rua José Lourenço de Azevedo, Rua Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha.

You may also like...

2 Responses

  1. You are so awesome! I don’t suppose I have
    read through something like this before. So nice to find another person with unique thoughts on this subject.
    Really.. many thanks for starting this up. This web site is something
    that’s needed on the internet, someone with some originality!

  2. I read this article completely on the topic of the comparison of latest and
    previous technologies, it’s awesome article.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *