Defesa Civil de Niterói alerta para queimadas e faz apelo à população

  •  
  • 10
  •  
  •  
    10
    Shares

Localidade de Muriqui, em Pendotiba pega fogo no segundo dia do ano (Foto: Pity Rodrigues)

A Defesa Civil de Niterói está trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para combater focos de incêndio e prevenir queimadas.

Por conta da alta temperatura e vegetação seca devido à escassez de chuva na virada do ano, foram identificados, até o momento, quatro pontos de áreas verdes com queimadas nos dois primeiros dias de 2015: Parque da Cidade, Morro do Cavalão, ambas em São Francisco, no entorno da Lagoa de Itaipu e na localidade de Muriqui, em Pendotiba. Foram utilizados helicópteros do Corpo de Bombeiros para combater o fogo, todos já controlados.

Embora haja previsão de pancadas de chuva para esta sexta (2/1) e sábado (3/1), a Defesa Civil mantém o estado de alerta para as queimadas e pede à população que tome algumas medidas para conter a vulnerabilidade à ocorrência de incêndios nas encostas, colocando a moradia também em risco.

“Com o objetivo de proteger a população e as áreas verdes da cidade, é muito importante que se evite queimar o lixo e o mato próximo às residências, bem como soltar balões. Práticas como essas colocam em risco os próprios moradores, já que o fogo pode alastrar-se rapidamente. Através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, vamos apurar os responsáveis pelas queimadas, que poderão ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais”, destaca o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael.

A Prefeitura de Niterói pede que, em caso de focos de incêndio, a população comunique o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) imediatamente. Além de degradar o meio ambiente, devido à alteração da fauna e flora locais, os incêndios em vegetação contribuem para o aumento das médias de temperatura, prejudicam a qualidade do ar, gerando graves problemas respiratórios na população.

No mesmo período do ano passado, o município teve uma perda de cerca de 630 hectares de vegetação por conta das queimadas, o equivalente a mais de 630 vezes a área do gramado do Maracanã.

You may also like...