Defesa Civil instala equipamentos de prevenção de desastres naturais

  •  
  •  
  •  
  •  



Foto: Divulgação / Governo do Estado / Rogério Santana

Foto: Divulgação / Governo do Estado / Rogério Santana

A Secretaria de Defesa Civil fecha este ano com avanços na prevenção e no monitoramento de desastres naturais. Entre os investimentos, destacam-se a criação do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais, o Lançamento do Mapa de Ameaças Naturais do Estado e a ampliação do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes.

Para reforçar a segurança da população, o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes foi ampliado. Foram instalados mais de 180 conjuntos em 12 novas cidades. Com este investimento, ao todo, 16 municípios estão cobertos pelo sistema, beneficiando 137.840 pessoas.

Já o Mapa de Ameaças Naturais apontou a necessidade de expansão do treinamento para aprimorar o trabalho dos agentes municipais de Defesa Civil. O órgão fecha o ano com 71,74% das cidades capacitadas. O estudo serviu, ainda, para orientar a realização de 92 exercícios simulados de desocupação de áreas de risco, um em cada município do estado.

Já o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais faz a verificação meteorológica, hidrológica e geológica, em caráter permanente, em todo Estado do Rio. O espaço conta com um corpo técnico especializado.

O Corpo de Bombeiros também ganhou novas instalações. Foram inaugurados os quartéis de Rio das Ostras e de Bom Jardim.

A corporação recebeu, ainda, um novo Destacamento de Bombeiro Militar em Bonsucesso, que passou a ser responsável pelo terceiro distrito de Teresópolis e parte de Friburgo até o bairro de Conquista.

You may also like...