Definidos os classificados para o evento principal do Itacoatiara Pro 2017

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O segundo dia de disputas do Itacoatiara Pro 2017 teve início logo pela manhã, com boa formação e ondas de 1m sólido. Com o dia dedicado a definição dos 7 classificados para o evento principal pelas triagens do masculino e o começo das baterias do Pro Junior (atletas até 18 anos), não faltou emoção nas ondas de Itacoatiara. Para o sábado, dia da estreia das meninas e sequência do Pro Junior, o mar deve diminuir, exigindo ainda mais dos competidores. Distribuindo R$100.000,00, uma das maiores premiações do Circuito, e 5.000 pontos no ranking a etapa brasileira do APB World Tour chega a sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.

Sócrates Santana (foto) garantiu vaga na fase principal do evento. Ao final, três brasileiros, três chilenos e um argentino passaram para o main event | Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

Depois do término da segunda fase e passada também as oitavas de final, nas quartas, que contou com quatro competidores em cada bateria, apenas o vencedor de cada disputa garantiu vaga diretamente para o evento principal. Já os segundos colocados, precisaram passar por uma repescagem, que classificou os três primeiros para estar junto à elite. Primeiro atleta a garantir vaga no evento principal, o cearense Isaias Ravyc revelou a realização de um sonho com a classificação.

“Estou muito feliz, venho batalhando há vários anos e esse ano consegui realizar esse sonho e estou bastante feliz e emocionado. Agora no evento principal, estou me preparando para fazer um bom resultado”, comentou o atleta.

Com um estilo alinhado no Itacoatiara Pro, Sócrates Santana também foi um dos 7 atletas que garantiram vaga na disputa principal. “Consegui alcançar o primeiro objetivo que era a vaga para o main event e agora vamos descansar pois teremos grandes nomes pela frente. Temos uma previsão do mar subir nos próximos dias e é preciso preparar o pulmão, já que Itacoatiara é pesada”, comentou o atleta que contou com uma torcida especial.

“Estou mais uma vez prestigiando esse evento nessa praia maravilhosa e mais amarradão com a classificação do Sócrates Santana para o main event que é o nosso pupilo, nosso garoto de ouro do Brasil e agora é esperar o evento principal, com previsão de altas ondas e Sócrates Santana junto com a gente”, disse o hexacampeão mundial de bodyboard, Guilherme Tâmega.

Dentre os muitos atletas estrangeiros, Kenny Jonson, do Chile, foi outro atleta que irá desfilar entre as estrelas do esporte. “Me senti muito confortável pois onde vivo tem ondas muito parecidas com Itacoatiara e estou muito feliz e o objetivo é seguir avançando em um evento tão bom e bem organizado, com belas paisagens, mulheres lindas e gente muito boa”, comentou o chileno.

Organizador do evento e também competidor, Giuliano Lara foi um dos atletas que caíram na água hoje e comentou sobre a importância de trabalhar em duas frentes no Mundial.”A vontade de competir é ter o ponto de vista do atleta, nem que seja por vinte minutos, verificar se o som está bom e se está tudo funcionando sob o olhar de um competidor. Apesar de ter treinado bem, passar nas baterias e ganhar o campeonato não é a minha prioridade. O meu foco é que tudo esteja correndo bem no evento como um todo”, destacou o organizador do Itacoatiara Pro.

Após as baterias desta sexta-feira (16), classificaram para evento principal do Itacoatiara Pro 2017: Isaias Ravyc (Brasil); Nelson Flores (Chile), João Paulo (Brasil); Kenny Jonson (Chile); Sócrates Santana (Brasil); Marcelo Faudes (Chile) e Santiago Sanchez (Argentina). Os sete classificados se juntam aos quatro wild cards (Guilherme Tâmega, Lucas Faria, João Zik e Kalani Lattanzi) e aos 24 do ranking mundial, somando 35 competidores na briga pelo título.

Disputa inicia pela categoria Pro Júnior

Depois das triagens do masculino, foi a vez dos atletas até 18 anos caírem na água pelo Itacoatiara Pro 2017. Nesta fase, o primeiro e o segundo colocado de cada bateria se classificaram diretamente para as quartas de final, enquanto o terceiro e quarto não avançaram. Ao todo, quatro baterias entraram no mar e oito competidores garantiram vaga na próxima fase: Luan Tavares (Brasil); Eduardo Guzman (Brasil); Cristobal Fernandez (Chile); Gabriel Castro da Silva (Brasil); Thiago Silva (Brasil); Thiago Jatobá (Brasil); Lucas Almeida (Brasil) e Iago Davi do Nascimento (Brasil).

Feminino terá campeã inédita em 2017

Em sua segunda edição na atual temporada, a categoria feminina terá uma campeã inédita. Como a campeã de 2016, Isabela Sousa não estará na disputa para defender o título, caberá as atletas brasileiras a missão de manter a honraria no Brasil. Entre os destaques estão as niteroienses Paola Simão, Maria Helena Tostes e Mariana Motta, além da cearense Patrícia Setubal. Contudo, engana-se quem pensa que as brasileiras terão vida fácil, a japonesa Ayaka Suzuki, vice-campeã em 2016 chega com fome de título.

“Esta etapa é muito bonita e será uma grande competição para mim porque eu amo Itacoatiara, onde eu fiquei em segundo lugar ano passado. Eu serei campeã em Itacoatiara este ano, eu espero”, cravou confiante a japonesa Ayaka Suzuki. Pelo lado das brasileiras, Paola Simão garante que não falta vontade para que o título siga com o Brasil.

“Todas as brasileiras que estão na disputa são muito boas e amanhã (sábado), o mar vai estar menor, então vai depender da sorte, fluidez e qualidade de onda e acho que qualquer uma tem chance de ganhar, mas a vantagem das locais é de conhecer melhor a praia e eu quero ganhar e deixar o título em casa. A japonesa está bem preparada, mas estamos aqui para bater de frente já que campeonato é campeonato”, frisou a niteroiense Paola Simão.

Guilherme Tâmega promove palestra motivacional

O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega estará neste sábado (17), às 20h, no Plaza Shopping, onde existirá uma área de ativação do Itacoatiara Pro, Tâmega irá ministrar uma palestra motivacional onde pretende passar um pouco dos seus conhecimentos para os presentes e instigar os brasileiros a competir.

No showroom do Itacoatiara Pro, que ficará localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, estará exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e será oferecido ao público entretenimento e brindes. No mesmo local, no outro fim de semana, dia 24/06, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding onde os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.

Resultados dessa sexta-feira:

Itacoatiara Pro 2017 – Galeria de campeões
2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)

Ranking Mundial após duas etapas:
1. Jared Houston (África do Sul) – 4000
2. Garth McGregor (Austrália) – 3840
3. Jeff Hubbard (Havaí) – 3440
4. Alex Uranga (País Basco) – 3400
5. Mike Stewart (Havaí) – 3360
6. Dave Hubbard (Havaí) – 2720
7. Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião) – 2440
8. Paul Blaz (Austrália) – 2400
9. Patrick Orr (Havaí) – 2320
10. Tanner McDaniel (Havaí) – 2240

Leia também

1 Response

  1. Heya i’m for the primary time here. I found this board and I to find It truly helpful & it helped me out a lot. I hope to present something again and help others like you aided me.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *