Domingo de caminhada e conscientização no Morro das Andorinhas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Vista panorâmica da Praia e Lagoa de Itaipu, Praia de Camboinhas e Praia Piratininga ao fundo | Correio da Cidade Online

Cerca de 50 pessoas de todas as idades, participaram na manhã deste domingo (30) da Primeira Caminhada Ecológica  no Morro das Andorinhas, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. O evento que foi organizado pelo grupo G80 bodyboarding, composto por praticantes que deram os primeiros passos no esporte nos anos 80 e tem o apoio do Correio da Cidade Online, contou as orientações de guias do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).


Antes de desbravar o terreno, o grupo ouviu as orientações do guarda parque do Peset, Sérgio Soares que há 5 anos se dedica pela preservação do parque.

“Aqui é um parque urbano, então é muito importante essa parte de conscientização para que as pessoas se tornem multiplicadores e o local siga preservado e bem frequentado por pessoas que respeitam o meio ambiente”.

Sendo uma trilha de fácil acesso, todas os componentes do grupo conseguiram participar até mesmo quem ainda está dando os primeiros passos, como é o caso da pequena Eduarda de 1 ano e quatro meses, que foi no colo do pai Rafael Siqueira de 34 anos.

“Moro em Niterói há bastante tempo. Conheci outras trilhas da cidade, mas é a minha primeira vez nas Andorinhas. Estou gostando bastante pelo fato de ser uma passeio que podemos trazer a Eduarda pela primeira vez”, comentou Rafael que estava acompanhado da esposa Valquíria Siqueira , de 32 anos.

Participantes se encantam com a vista | Correio da Cidade Online

Com o objetivo de cuidar do corpo e da natureza, Robson Costa, um dos organizadores do evento avalia como positiva a iniciativa.

“Como a trilha é tranquila, conseguimos chegar com o grupo sem problemas alcançando a proposta do G80 e o legal disso tudo é que conseguimos unir várias gerações e o dia também ajudou bastante apresentando a beleza do local e sem contar a parte da conscientização, já que além de fazer uma atividade física e contemplar a beleza do local, aproveitamos para tomar conta do meio ambiente”.

Durante o evento, o grupo também recolheu lixo da trilha como garrafa  e embalagens .

Trilha

Parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), o Morro das Andorinhas possui 196 metros de altitude, com um nível de dificuldade leve, o tempo de trilha é de aproximadamente 1h30. O local é uma natural divisão das praias de Itacoatiara e Itaipu, que segue em direção ao mar .

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *