Economia criativa ganha visibilidade na Cidade Sorriso com evento Niterói Fashion Weekend

  •  
  •  
  •  
  •  

NITEROI FASHIONMuito se fala de economia criativa, mas pouco se explica. Então vamos lá. De acordo com o SEBRAE, esse é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que tem origem a partir de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos através da criatividade, por exemplo. O foco é no potencial de produção de bens ou serviços criativos, intelectuais e artísticos. Entre essas atividades estão os setores de cultura, moda, design, música e artesanato, todos presentes na primeira edição do Niterói Fashion Weekend!

Com o objetivo de incluir Niterói no mapa da moda nacional e incentivar o empreendedorismo, networking e economia do setor na cidade, o evento #NFW reunirá diversas marcas e profissionais da área entre os dias 10 e 13 de setembro, na Biblioteca Parque de Niterói e no Solar do Jambeiro, nos bairros do Centro e Ingá, respectivamente. A empresa responsável pela seleção de modelos é a School Models, referência no preparo desses para o mercado de moda.

A abertura oficial do evento que trará o tema “Sorriso” como homenagem à cidade, juntamente com anúncio em audiência pública do Projeto de Lei Municipal de Valorização da Moda, que coloca Niterói como cidade pioneira no Brasil com essa lei. Não é incrível? Ano passado tive oportunidade de participar do I Seminário A Cultura da Moda onde foram discutidas diversas iniciativas e ideias para o fortalecimento e a promoção da cultura da moda niteroiense. O II seminário já tem data e hora e agora fará parte do evento como uma das programações. É imprescindível para profissionais de diversos setores da moda para refletirmos sobre cenários da economia, soluções e ações para essa cadeia produtiva que tanto gera emprego, renda e oportunidades.

Anote aí:
Abertura Oficial e II Audiência Pública A Cultura da Moda em Niterói
A Câmara Municipal realizará uma audiência pública para apresentar o projeto de lei que visa oficializar a moda na cidade. Um dos objetivos da proposta é mapear e encaminhar as demandas do setor, para visibilizá-lo no município.

Data: 10 de setembro, quinta-feira.
Horário: a partir das 14h.
Local: Biblioteca Parque de Niterói – Praça da República, sem número, Centro de Niterói.

II Seminário A Cultura da Moda
Ícones e estudiosos da moda, que influenciaram a cultura, o comportamento e compõem a trajetória que desenhou o estilo de vida de Niterói se reunirão no II Seminário A Cultura da Moda para debater conteúdos históricos, inovações e tendências para a moda na cidade.

Data: 11 e 12 de setembro, sexta-feira e sábado.
Horário: a partir das 10h.
Local: Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói – e Biblioteca Parque de Niterói – Praça da República, sem número, Centro de Niterói.

Niterói Fashion Market
A cidade ganha um novo salão dedicado a negócios de moda. O objetivo é fortalecer a organização da cadeia produtiva do setor, impulsionando seu potencial de movimentação, geração de negócios e desenvolvimento da economia criativa. Com estandes segmentados, o salão da 1ª edição do Niterói Fashion Market tem como característica a soma de marcas que são a cara de Niterói e do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá mensalmente a partir de seu lançamento.

Data: 12 e 13 de setembro, sábado e domingo.
Horário: das 10h às 18h.
Local: Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.

I Seminário de Estudantes de Moda do Rio de Janeiro (SEMOD-Rio)
Encontro cultural, social e acadêmico de estudantes e profissionais de moda que tem por objetivo promover a confraternização entre participantes de diferentes municípios do estado do Rio, trazendo mais conhecimento sobre a profissão através de palestras, oficinas, debates, mostras e outras atividades. O tema desta edição é “Identidade”. O evento será itinerante e anual.

Data: 10 e 11 de setembro, quinta e sexta-feira.
Horário: a partir das 10h.
Local: Biblioteca Parque de Niterói – Praça da República, sem número, Centro de Niterói.

Confiram mais detalhes da programação no Facebook e convidem os amigos para prestigiar esse evento que marca um momento importantíssimo da cidade e como ela se relaciona com a moda e com outros segmentos criativos. Era o que estava faltando para essas terras fluminenses, né? Nos vemos lá!


JuliaGravanoJúlia Gravano é técnica em Design de moda e Coordenação de Estilo pelo SENAC Rio e está terminando a graduação em Design de Moda na UVA. Começou como modelo e hoje é Diretora Criativa da marca made in Jota. Sempre gostou de escrever e adora redes sociais, por isso criou um site próprio onde compartilha seus trabalhos, dicas e novidades. Como boa escorpiana, quer abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo – aqui – agora.


A opinião contida neste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor. O seu conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Correio da Cidade Online.

You may also like...