Estado moderniza e integra rede de comunicação com 12 mil rádios

  •  
  •  
  •  
  •  

A Secretaria de Segurança inicia a distribuição de 12 mil novos rádios adquiridos para modernizar e integrar o Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual (SIRCE).O projeto visa impedir a interceptação das comunicações e garantir que o contato entre os integrantes das forças de segurança aconteça de forma sigilosa e ininterrupta. O Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões no equipamento, adquirido através de licitação, e a distribuição vai até o fim do mês de agosto.

radio (2)Os novos rádios – que operam na faixa de 380 MHz, conforme determinação da Anatel – irão substituir os antigos aparelhos, adquiridos para os Jogos Pan-Americanos 2007, beneficiando a população fluminense e os visitantes, pois agiliza o acionamento dos policiais e garante o contato entre os agentes mesmo em situações críticas de comunicação.

Neste primeiro momento, sete mil dos 12 mil aparelhos serão incorporados pelos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança – 5,4 mil para a Polícia Militar, 1.450 para Polícia Civil e 150 para uso interno – enquanto os outros cinco mil serão cedidos para organização dos Jogos Rio 2016. Após a Olimpíada, estes cinco mil serão redistribuídos, representando um importante legado para segurança do Estado.

– Esta aquisição vem ao encontro do conceito de que os Jogos devem servir à cidade. Os novos aparelhos representam um importante legado para segurança, mas acima de tudo uma forma de melhorar a qualidade da prestação de serviço para sociedade – explicou o subsecretário de Comando e Controle, Edval Novaes.

Rádios

Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), assim como áreas de competição.

Eles têm melhor qualidade de som, monitoramento por GPS – que permite a localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência – e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

Rede SIRCE

A modernização da rede do SIRCE (Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual) vai melhorar a segurança da população com terminais mais seguros. Inicialmente as duas redes vão atuar em paralelo, até que todo sistema seja migrado para faixa 380 MHz, exclusiva para órgãos de segurança e defesa civil, conforme determinação da Anatel.

Ouvidoria da Polícia e 190

A Ouvidoria da Polícia está disponível para receber queixas, sugestões e elogios dos cidadãos sobre a atividade das polícias Militar e Civil e também da Secretaria de Segurança. Qualquer pessoa pode registrar sua opinião na Ouvidoria, por telefone (21 3399-1199), das 9h às 17h, inclusive através de ligações a cobrar (de telefones fixos e celulares), e fora desse horário por meio de recado na secretária eletrônica.

As manifestações podem ser enviadas também pelo email ouvidoriadapolicia@proderj.rj.gov.br. O cidadão recebe um número de protocolo de seu atendimento, que lhe permite acompanhar, posteriormente, o andamento do processo.

You may also like...