Estado realizou mais de 600 mil exames de imagem em 2014

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

imagemEm 2014, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 604.931 exames de diagnóstico por imagem na sua rede. O número inclui os serviços oferecidos nos hospitais estaduais, no Rio Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem do Rio de Janeiro, e nos Serviços Móveis de Imagem.

Somente os serviços móveis fecharam 2014 com cerca de 160 mil exames realizados desde o início de suas atividades, em 2009. Os equipamentos de imagem, que incluem dois tomógrafos, um mamógrafo e uma ressonância, realizaram, somente no ano passado, quase 50 mil procedimentos.

Já os hospitais estaduais foram responsáveis pela realização de 263.250 exames de imagem no ano, sendo 250.108 tomografias computadorizadas e 13.142 ressonâncias magnéticas. Entre as unidades, o Hospital Estadual Getúlio Vargas se destacou como a que mais realizou exames: 4.221. O Rio Imagem contabilizou quase 300 mil procedimentos.


Desde 2007, os serviços de diagnóstico por imagem oferecidos pelo Estado vêm aumentando a qualidade e a produtividade do atendimento à população, ampliando ainda o acesso a exames mais simples, como as tomografias e mamografias, e outros mais complexos, como os oferecidos no Rio Imagem.

Exames na internet

O Rio Imagem inovou na rede pública de Saúde ao disponibilizar, em um só local, diversos exames de imagem, inclusive de alta complexidade. Desde sua inauguração, em dezembro de 2011, já foram realizados 797.373 exames. Em 2014, as especialidades mais procuradas no centro de diagnóstico foram a ultrassonografia (78.951) e a mamografia (52.948).

Desde abril de 2014, o Rio Imagem passou a oferecer aos pacientes a opção de acessar, via internet, laudos e imagens de seus exames. São disponibilizados laudos e imagens de exames de apoio ao diagnóstico, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, radiografia simples e ecocardiograma vascular. A novidade garantiu mais conforto aos pacientes, que não precisam mais se deslocar até a unidade para retirar o resultado do procedimento realizado.

You may also like...