Estudo será realizado para implantação do Mercado de Peixe

São Gonçalo deu mais um passo para tornar realidade o projeto do Mercado Municipal Pesqueiro. O secretário de Pesca, Vicenildo Medeiros, foi recebido pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, em seu gabinete em Brasília. No encontro, que ocorreu nesta segunda-feira (29/12), foram discutidos diversos temas, com foco principal na construção do Mercado de Peixe.

A primeira etapa será a realização do estudo de viabilidade e impacto de vizinhança. Será aplicada uma pesquisa com a finalidade de saber o índice de aceitação do empreendimento pela população local e compreender os benefícios que o projeto trará a toda região. Além disso, foi oferecido ao município todo o apoio do ministério para que o projeto seja executado o mais breve possível.

De acordo com o ministro, o projeto será de grande importância não só para São Gonçalo, mas para todas as cidades da região metropolitana do Estado do Rio.

mercado do peixe SG 2“Atualmente, 11% da produção do pescado do Estado do Rio de Janeiro está em São Gonçalo. Essa cidade é muito importante para o setor da pesca, por isso queremos resgatar e tornar realidade esse convênio. Queremos dar dignidade e valorizar milhares de pescadores. Através do Mercado iremos trazer novas indústrias para o município, gerando assim mais emprego e renda para a população”, ressaltou Lopes.

Já o secretário municipal de Pesca afirmou que o projeto irá fomentar o consumo de um alimento nobre e recomendado para promoção da saúde, que é o pescado.

“São Gonçalo poderá e será, no futuro, uma referência em organização, produção e comercialização do pescado no estado. Sabemos que essa era uma reivindicação antiga dos pescadores. Fui à Brasília buscar recursos para o projeto e essa construção. O novo empreendimento irá ampliar a venda e o consumo de peixe na cidade, aumentando assim a qualidade de vida da população gonçalense”, declarou.

Projeto

Financiado pelo Governo Federal, a obra tem recursos previsto de R$ 10 milhões e o orçamento já foi aprovado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O empreendimento ficará situado no bairro Boa Vista. A sua localização na região foi para beneficiar ainda mais os pescadores da cidade, uma vez que o Mercado ficará próximo à Baía de Guanabara.

Sobre o autor

Deixe um comentário