Niterói deu mais um passo nesta manhã (16/03) para ser a primeira cidade do estado e uma das únicas do país a ter o sistema de coleta e tratamento de esgoto universalizado. O prefeito da cidade, Rodrigo Neves, acionou oficialmente o mecanismo de controle que deu início ao funcionamento operacional da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Paula. A obra faz parte do Plano de Investimento de R$ 120 milhões para saneamento ambiental em Niterói, da Águas de Niterói em parceria com a Prefeitura Municipal, que contempla a construção de mais duas ETEs (Badu e Sapê), além da ampliação da estação de Camboinhas. Acompanhado do diretor da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, o chefe do Executivo confirmou que ETE Sapê começará a ser construída em abril deste ano.

O prefeito Rodrigo Neves e o vice-prefeito Axel Grael observaram de perto o funcionamento de cada etapa da operação que beneficiará 40 mil moradores dos bairros de Maria Paula, Matapaca, Muriqui, Rio do Ouro e Vila Progresso. Essa fase do empreendimento teve um investimento de aproximadamente R$ 35 milhões. Serão 60 litros de esgoto tratados por segundo. Futuramente, serão construídos outros dois módulos, e a estação poderá tratar até 180l/s. A estação integra também 25 quilômetros de rede, 10 quilômetros de recalques e 12 elevatórias.

“A parceria público-privada é de extrema importância e por isso caminhamos para esse ponto de colocar Niterói como a única cidade com 100% de saneamento básico no estado. Vamos avançar ainda mais com a confirmação de que em abril a concessionária inicia uma nova fase com a construção da ETE do Sapê. Nesta etapa agora, vamos juntar esforços mais uma vez entre as iniciativas pública e privada e, através do Se Liga, vamos incentivar os moradores a se conectarem à rede coletora. Um trabalho de mobilização comunitária. O principal já conquistamos. Niterói dá exemplo para melhorar a qualidade de vida da cidade. Com isso também promovemos a saúde e o meio ambiente, além da economia.“ disse Rodrigo Neves .

A previsão é que, com as ETEs do Sapê e do Badu, a cidade  chegue aos 100% de esgoto tratado. A ETE de Maria Paula é a oitava da cidade e a primeira a integrar o sistema de esgotamento sanitário de Pendotiba. A região ainda vai ganhar mais duas estações: Badu, que contemplará os bairros de Badu, Maceió, Largo da Batalha e Cantagalo, e Sapê, que englobará os bairros Santa Bárbara, Sapê e Ititioca. Além disso, a ETE de Camboinhas será duplicada.

Segundo o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, o apoio da Prefeitura é fundamental para os investimentos.

“Essa estação teve inicio no final de 2014 com a construção da ponte, toda a rede coletora, ramais de coleta das residências e elevatórias de esgoto. É a primeira estação construída para universalizarmos o esgotamento o sistema de Pendotiba. Em abril, começaremos com o Sapê e depois será a vez do Badu. Atendendo a um compromisso com a prefeitura, também estamos nos programando de acordo com o novo Plano  Urbanístico  de Pendotiba, que alterou o planejamento da região já com a perspectiva de crescimento para dentro deste universo atender a mais de 40 mil pessoas”, disse o superintendente.

Também estiveram presentes na inauguração a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o secretário de Participação Social, Anderson Pipico, além de representantes da Câmara dos Vereadores, da Administração Regional de Maria Paula e da Associação de Moradores local.

Sobre o autor

Deixe um comentário