Flamengo termina ano decepcionante e indefinido para 2019

  •  
  • 3
  •  
  •  
    3
    Shares



Bonita, mas incompleta. A despedida de Lucas Paquetá se assemelha muito ao que foi sua trajetória com a camisa do Flamengo.

A derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, neste sábado, no Maracanã, foi mais do que um banho de água fria no último jogo do jovem que será lembrado pelos lampejos de protagonismo, mas ausência de títulos. Rubro-negro desde pequeno, Paquetá segue para o Milan se orgulhando de seus similares, que lotaram o estádio e quebraram o recorde de público do ano: 66.046 presentes.

Fora das quatro linhas, Dorival Júnior tem contrato encerrado no final do ano. Com o “fico” de Renato no Grêmio – até então, favorito das chapas mais cotadas para vencerem a eleição -, a permanência do técnico ganha força.

Após a derrota no Maracanã, Dorival deixou o futuro na Gávea em aberto.

– Eu deixo em aberto. Eu não sei o que vai acontecer. Que sejam felizes os dois candidatos (Ricardo Lomba e Rodolfo Landim), que disputem a eleição de forma limpa. E que seja o melhor para o Flamengo. Essa é a torcida de todos nós – comentou o comandante após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR.

Dorival assumiu o comando do time após a eliminação na Copa do Brasil, para o Corinthians, com os jogadores em viés de baixa e com a confiança abalada. Com o treinador, o Flamengo voltou a apresentar bom futebol e, em especial, alguns atletas subiram de desempenho: Willian Arão, Everton Ribeiro, Vitinho, Uribe…

A equipe não chegou a ameaçar o título palmeirense da reta final, muito por conta dos empates amargos contra São Paulo e Palmeiras, mas o retrospecto do Dorival Júnior foi positivo: sete vitórias, três empates, duas derrotas e vice-campeonato do Brasileirão, com direito à vaga direta para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Resta saber se Dorival ainda estará na Gávea.

Elenco terá mudanças significativas

Se a manutenção da comissão técnica para 2019 ainda é uma incógnita, a certeza de que o elenco profissional passará por mudanças existe. A começar pela saída de Lucas Paquetá, vendido ao Milan, da Itália. Uma das missões da próxima diretoria será encontrar o substituto do camisa 11, autor de 12 gols (vice-artilheiro do Rubro-Negro) e sete assistências na temporada.

Ainda há os casos de Geuvânio e Marlos, cujos empréstimos chegam ao fim em 31 de dezembro. Como os atacantes não corresponderam às expectativas, suas permanência para 2019 são improváveis. O primeiro tem vínculo com o chinês Tianjin Quanjian, enquanto o colombiano pertence ao Manchester City (ING).

Mesmo em caso de vitória da chapa de situação, do candidato e atual VP de futebol Ricardo Lomba, a tendência é de mais mudanças. Em 2018, a posição de centroavante e as laterais foram problemáticas para o Rubro-Negro. Há a expectativa de melhora no setor ofensivo com a adaptação de Vitinho e Uribe, contratados com o segundo semestre em andamento. Os dois seguem no Fla.

Por fim, as situações dos “Diegos”. Um dos nomes mais experientes do elenco e entre as principais contratações dos últimos anos, Diego Alves termina 2018 afastado do grupo. O camisa 1 sofreu lesão no joelho direito, mas cometeu ato de indisciplina após ser mantido como reserva por Dorival Júnior. O goleiro tem contrato até 2020 e não teria dificuldades de se recolocar no mercado nacional.

O meia Diego, por sua vez, tem contrato até julho com o Flamengo, podendo assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de janeiro. O camisa 10 se diz feliz no clube da Gávea, o qual trata como prioridade, mas revelou que seu empresário foi procurado e recebeu propostas de outras equipes brasileiros.

Fla disputará a Florida Cup

Os jogadores entraram de férias após a partida contra o Atlético-PR. A data da reapresentação ainda não foi divulgada pelo Flamengo, mas o próximo compromisso rubro-negro já está marcado: dia 10 de janeiro, em Orlando, estreia da Florida Cup diante do Ajax, da Holanda. No dia 12, o Fla enfrenta o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, na torneio de pré-temporada em 2019.

You may also like...