Governo do Estado elabora Plano Diretor Metroviário

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

metroCom o objetivo de planejar a expansão do sistema metroviário a médio e longo prazos, a Secretaria de Transportes, por meio da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RioTrilhos), deu início em janeiro deste ano à elaboração do Plano Diretor Metroviário (PDM).

O projeto vai definir os novos traçados para expansão do metrô e sua integração com os demais modais de transporte de alta capacidade da Região Metropolitana até 2045, incluindo os sistemas ferroviários, aquaviários, VLT e os BRTs.

O trabalho, que está sendo feito por engenheiros e técnicos da RioTrilhos com apoio de especialistas, deve ser apresentado à população em março de 2016.

Segundo o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, as prioridades são a expansão da Linha 2, no trecho Estácio-Carioca-Praça-XV, e a implantação da Linha 3 nos municípios de Niterói e São Gonçalo. Este é o primeiro plano de expansão metroviário elaborado pelo Estado desde a implantação do metrô no Rio, em 1979.

– O Plano Diretor Metroviário permitirá que o Estado possa planejar o crescimento do metrô de forma ordenada até 2045, além de prever as conexões com os outros modais de alta capacidade em toda a Região Metropolitana. Para isso, também vamos ouvir nossos cidadãos. A ideia é elaborar o projeto de maneira ampla e transparente, com a participação dos usuários do transporte público – disse o secretário Osorio.

Participação civil

Para a elaboração do PDM as equipes do grupo de planejamento estão considerando dados sócio-econômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como população existente, estudo de deslocamentos, investimentos em infraestrutura, previsão de crescimento imobiliário, entre outros.

– Trabalhamos o PDM alinhado com os municípios da Região Metropolitana, pensando em fortalecer as redes de média e alta capacidade, e criando malha metroviária integrada, como já é feito nas metrópoles mais modernas – afirmou a presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius.

Já foram realizadas apresentações do PDM para moradores e comerciantes da Tijuca, Usina, Grajaú, Andaraí, Rio Comprido, Catumbi, Centro, Méier, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Vila Isabel e Jacarepaguá.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *