Guarda Ambiental controla incêndio no Parque da Cidade

Integrantes da Coordenadoria da Guarda Ambiental de Niterói conseguiram controlar na madrugada desta terça-feira (4.11) um incêndio que destruiu cerca de dois hectares da Área de Proteção Ambiental no Parque da Cidade, em São Francisco.

O fogo começou na noite da segunda-feira. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade também esteve no local esta manhã para acompanhar  os trabalhos.

Durante quase dez horas as equipes utilizaram abafadores e sacos costais para evitar que as chamas se alastrassem. O combate ao incêndio também foi acompanhado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Até o final desta tarde ainda não se sabia a origem do incêndio. A Coordenadoria de Ambiente da Guarda Municipal de Niterói não descarta a possibilidade de que uma ponta de cigarro possa ter provocado as chamas. Não houve feridos e nenhum animal da mata foi encontrado morto.

“Mais uma vez encontramos indícios que podem ter colaborado para propagação das chamas, entre eles pontas de cigarros A temperatura  alta também é um agravante. Temos que continuar atentos pois pequenos trechos podem entrar em combustão”, explicou o subinspetor Cláudio Mendes, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói. Ele orienta os visitantes do Parque da Cidade para que não joguem pontas de cigarro na mata.

A maior parte da vegetação atingida era composta por eucaliptos que, segundo os agentes da Secretaria de Meio Ambiente, são de fácil plantio e por isso a mata poderá ser restautada.

Durante todo a terça-feira ainda havia fumaça e troncos de árvores com pequenos focos. As equipes da Guarda Municipal continuarão monitorando o local.

Os equipamentos de combate a incêndio utilizados pela Guarda Ambiental foram entregues em janeiro desde ano pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói. Os agentes receberam também equipamentos para vigilância ambiental, captura de fauna silvestre, manejo de arborização, salvamento e primeiros socorros.

Sobre o autor