Guardas municipais de Itaboraí fazem curso de defesa pessoal

Aula de defesa pessoal para GM - Foto Edmilson Domingos (1)Guardas municipais de Itaboraí participaram de um curso especial de defesa pessoal e cuidados com a preparação física na manhã desta quarta-feira (14) em uma academia no Centro da cidade. As aulas foram ministradas pelo professor de muay thai Sérgio Martins, o Russão. Entre as técnicas ensinadas estavam práticas de imobilização e exercícios laborais e de alongamento que podem ser feitos até mesmo durante o expediente de trabalho.

O curso faz parte do projeto de qualificação permanente da guarda Municipal, de acordo com o secretário municipal de Segurança de Defesa Civil de Itaboraí, Rodrigo Barreto.

“Investimos na capacitação do efetivo para cada vez mais darmos um atendimento de qualidade a população. Nosso próximo passo será montar um espaço próprio de treinamento para oferecer os cursos periódicos de aprimoramento”, planeja Barreto.

Russão enfatiza que, ao aprender as técnicas de defesa pessoal, os guardas tornam-se mais confiantes e preparados para lidar com situações de risco.

“Estou ensinando os guardas a se defenderem de uma possível agressão, imobilizando o agressor ao invés de entrar em luta corporal”, explica o instrutor de Muay Thai.

Há dois anos na corporação, a guarda Stela Martins, de 23 anos, revela que o curso acrescentou bastante ao seu aprimoramento profissional.

“Como precisamos impor respeito para evitar conflitos e não sermos intimidados, é necessário confiarmos em nosso potencial. Para isso, nada melhor do que cursos como este. Nunca passei por qualquer conflito real no qual tivesse que usar a força, mas é sempre bom estar preparada”, conta Stela.

Vanessa Daumas, de 29 anos, está há três anos na Guarda Municipal, e enfatiza a importância da capacitação.

“Com o que aprendi aqui, certamente me sentirei mais segura nas ruas. O instrutor nos ensinou técnicas para lidar com situações que fogem ao nosso controle, como por exemplo, apartar uma briga durante um show ou outro evento público”, relata.

Luiz Felipe Teixeira, de 31 anos, avalia que saber defesa pessoal é algo inerente à profissão.

“Como estamos nas ruas para conter todo e qualquer conflito urbano, precisamos estar preparados para nos defender e proteger a integridade física do cidadão. Essas técnicas nos ensinam como evitar uma situação de risco”, comenta Teixeira.

Matheus Marins da Silva, de 23 anos, lembra que durante um dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do ano passado, ele e outros guardas de plantão tiveram que conter uma briga de torcedores que assistiam a partida na rua.

“Tivemos êxito em nossa ação justamente por estarmos preparados”, conta Silva, que já fez um curso de policiamento comunitária, com uso de armas não letais. “Aprendi algumas das técnicas que estão sendo mostradas aqui. Acho de extrema valia a capacitação periódica, já que a qualquer momento um conflito pode ocorrer durante nosso dia de trabalho”, acrescenta o servidor, que em dezembro completa dois anos na corporação em Itaboraí.

Aumento do efetivo

Itaboraí tem hoje 193 guardas municipais, todos contratados via concurso público. Desde 2013, a atual gestão da Prefeitura aumentou o efetivo em 221%. Em 2015, a corporação recebeu, por meio do programa Crack, é Possível Vencer, um ônibus equipado com um sistema completo de monitoramento, incluindo câmeras e monitores de vídeo. Também está prevista a chegada de um kit de armamento não letal até o fim deste ano.

Sobre o autor

Deixe um comentário