Hemorio é responsável pelo abastecimento de 180 hospitais

  •  
  •  
  •  
  •  



Aos 24 anos, Miguel Pereira dos Anjos Filho é doador de sangue em diferentes metrópoles brasileiras. Desde 2012, quando ingressou na Marinha do Brasil, Miguel tem vivenciado transferências de localidades e a doação de sangue tem sempre lugar em sua rotina. Quando não pode ir a um posto de coleta, ele doa no quartel. É com atitudes de pessoas como a de Miguel que o Hemorio, instituição que distribui sangue para cerca de 180 hospitais públicos, é ajudado. As grandes emergências, como as dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) estão na lista de unidades abastecidas com o sangue coletado pela entidade.

“Desde que entrei para a carreira militar, tive o estímulo para começar a doar sangue e acabei gostando, fora o fato da gente saber que pode ajudar alguém de alguma forma”, explicou Miguel.

Sessenta e cinco por cento dos doadores são de repetição, ou seja, que sempre doam. A meta é alcançar o índice de 90% e, para isso, é feito um trabalho de sensibilização através de palestras em diversos locais por meio da Caravana Solidária. Além dessas ações de mobilização, são realizadas campanhas estratégicas para períodos em que o estoque precisa ser reforçado, como o Vista a Fantasia da Solidariedade, que acontece no carnaval; e a Semana do Doador, realizada em outubro.

Quem pode doar

“A saída do sangue é rápida, mas o processo demora em média 1 hora, porque quando se fala em doação de sangue, a gente busca a proteção do doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Então pedimos ao doador que não tenha pressa, venha com tempo disponível”, explicou a enfermeira responsável pelo setor de Promoção e Doação de Sangue do Hemorio, Neusimar Carvalho.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com a autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser obtido no site do Hemorio. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O Hemorio funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para mais informações, o doador pode acessar o site www.hemorio.rj.gov.br ou ligar para o Disque Sangue por meio do 0800 282 0708.

You may also like...