IFRJ em Niterói: Licitação tem previsão de ocorrer ainda este ano

1 - VISTA AEREA_logo

Em uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Niterói, a cidade vai ganhar sua primeira escola técnica federal. A licitação para a construção da sede do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na Estrada Washington Luís, no bairro do Sapê, na região de Pendotiba, tem previsão de ocorrer ainda este ano.

A Prefeitura já concedeu ao IFRJ a licença prévia da obra, bem como a licença ambiental de instalação e o projeto também foi aprovado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade Urbana. A obra tem previsão de ser concluída em um ano e meio.

A futura sede do IFRJ em Niterói vai ocupar um terreno de 24 mil metros quadrados, que foi desapropriado pela Prefeitura e cedido ao governo federal. A escola terá capacidade para atender a cerca de 2.000 alunos de nível técnico e superior.

Pelo projeto, o IFRJ de Niterói contará com 12 salas de aula, auditório, ginásio, biblioteca, quadra poliesportiva e um bloco que contará com laboratórios específicos para cada curso que será oferecido.

O investimento na nova escola será de R$ 14 milhões, recursos que já foram liberados pelo governo federal.

A Prefeitura será parceira do IFRJ na escolha dos cursos que serão oferecidos na escola técnica. A municipalidade vai apresentar ao instituto um mapa de oportunidades da cidade para definir as áreas de maior prioridade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cadeia produtiva como petróleo, gás, naval e offshore, a indústria criativa como o desenho industrial e design, além de serviços qualificados, como eletrônica, estão em alta na cidade.

Ainda segundo a Secretaria, a sede do IFRJ em Niterói vai incentivar também o Pronatec na cidade já que o Instituto é um dos principais ofertantes dos cursos do programa no município.

[foogallery id=”238″]

Sobre o autor