Inverno no Rio pode bater recorde de calor e chegar aos 40º

  •  
  •  
  •  
  •  

Jpeg

O Rio de Janeiro esquentou muito nesta quarta-feira, acompanhando o grande aquecimento que ocorreu em praticamente todo o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 36,4°C, em Realengo. No aeroporto de Jacarepaguá, a temperatura chegou aos 37°C. Não houve um novo recorde, mas a tarde de 16 de setembro foi a mais quente do inverno de 2015 e também a mais quente desde o dia 6 de março quando a temperatura também alcançou 36,4°C.

O calor aumentou muito nesta quarta-feira por causa do sol forte e dos ventos quentes, do quadrante norte, que sopraram o dia todo sobre o Rio. Os ventos desta direção trouxeram o calor do extremo norte do Brasil para o Rio de Janeiro.

40°C até a primavera?

Diante deste calorão, e com a previsão meteorológica de que o sol vai continuar forte e de que o calor deve aumentar, a pergunta que muita gente está fazendo é: O Rio de Janeiro pode chegar aos 40°C nos próximos dias? Será que bate o recorde de calor ainda no inverno?

Esta possibilidade existe e tem uma chance razoavelmente grande de ocorrer. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima de 2105 no Rio de Janeiro é de 40,9°C e ocorreu no dia 2 de janeiro.

A fim do inverno, e início da primavera, será no dia 23 de setembro às 5h20, pelo horário de Brasília. Até lá, duas frentes frias vão avançar em alto mar e passam longe do Rio de Janeiro. A chance de alguma chuva é remota e o Rio de Janeiro terá dias com muito sol. Mas um pouco dos ventos frescos polares destas frentes frias poderão chegar ao Rio causando um ligeiro esfriamento no ar. Mas antes e depois destas “esfriadinhas”, a temperatura sobe mais do que nesta quarta-feira.

Os 40°C poderão não ser atingidos até o dia 23, mas depois desta data ainda teremos situações meteorológicas favoráveis a um grande aquecimento no Rio de Janeiro. A marca dos 40°C e novo recorde de calor para 2015 poderão ser alcançados antes do fim de setembro.

Com informações do Climatempo.

You may also like...