Itaboraí contabiliza prejuízo em escola incendiada por vândalos

incendio1A Prefeitura de Itaboraí ainda contabiliza os prejuízos causados pelo vandalismo que atingiu uma escola municipal no bairro de Rio Várzea, na madrugada de domingo. Na tarde desta segunda-feira, a polícia realizou uma nova perícia no local incendiado por três pessoas ainda não identificadas, que também destruíram equipamentos e furtaram gêneros alimentícios, além de um forno de microondas. O prédio tinha acabado de ser reformado em setembro pela Prefeitura.

Cerca de R$ 4 mil reais em alimentos foram perdidos. No momento do ataque, estavam armazenados 76 kg de frango, 25kg de carne bovina, 70 kg de peixe, 65 kg de acúcar, 74 garrafas de suco e diversos outros gêneros alimentícios, num total de 20 itens. A merenda era suficiente para cerca de 15 dias de funcionamento da unidade, e seria utilizada nas primeiras semanas de volta às aulas, em fevereiro.

Uma geladeira foi completamente inutilizada, assim como outros equipamentos de uso industrial, como fogão, extrator de sucos, e liquidificador, num total aproximado de R$ 15 mil.

As despesas necessárias para a realização das obras de recuperação ainda não foram contabilizadas, já que a realização da nova perícia não permitiu o trabalho de limpeza e verificação mais precisa dos danos, o que deve ocorrer a partir desta terça-feira.

incendio2Imagens de câmeras de segurança instaladas na escola foram disponibilizadas para a polícia e devem auxiliar nas investigações. Peritos do Instituto Félix Pacheco (IFP) fizeram várias fotos e encontraram digitais suspeitas em uma bandeja no chão da cantina. O material foi levado para análise, e o resultado sairá no prazo máximo de 15 dias. Os policiais informaram que não foi possível encontrar digitais dos criminosos no refeitório por conta do incêndio.

“As possíveis digitais deixadas no local foram perdidas com o calor das chamas”, explica um dos peritos.
A Escola Municipal Professora Maria Ana Moreira é uma das 53 unidades de educação reformadas recentemente pela Prefeitura. As obras na unidade terminaram em setembro, e incluíram nova pintura, manutenção do telhado, modernização das redes elétrica e hidráulica e reforma nos banheiros.

As imagens das câmeras de segurança mostram três pessoas com os rostos cobertos promovendo atos de vandalismo e saqueando a despensa da instituição, local onde aparentemente o fogo teve início.

DSC_8313“Num momento de crise financeira, fazemos um esforço enorme para reformar mais de 50 escolas, e infelizmente somos vítimas de uma barbaridade dessas. Estamos fazendo o máximo para auxiliar a polícia a encontrar os responsáveis. Vamos trabalhar contra o tempo para recuperar o prédio e reabastecer a escola. A volta às aulas não seja prejudicada”, garantiu o prefeito Helil Cardozo.

A Escola Municipal Maria Ana Moreira atende 850 alunos do 3º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

Sobre o autor

Deixe um comentário