Itaboraí homenageia professores participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa

Homenagem aos professores da E.M. José Ferreira foto Sandro GironProfessores de português da Escola Municipal José Ferreira, em Itaboraí, foram homenageados nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Educação. O motivo foi o destaque que alunos da instituição obtiveram durante a etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa 2014, que resultou na edição de um livro com os trabalhos de 25 estudantes selecionados pela Prefeitura. Desses, quatro são da escola homenageada, sendo que Ismael de Oliveira, 13 anos, teve seu texto premiado em 1º lugar e ganhou como prêmio, na ocasião, uma viagem para conhecer a Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia.

Cada professor recebeu, das mãos dos próprios alunos, uma caneta e uma lapiseira – símbolos da profissão de docente -além de exemplares do livro com as 25 obras selecionadas, também distribuído para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Segundo a subsecretária de Ensino de Itaboraí, Dilcelene Quintanilha, a singela lembrança é uma forma de homenagear o trabalho de formação com os alunos.

“Esta escola se destacou bastante. Além do Ismael, mais três alunos foram selecionados com belíssimos textos e também fazem parte do livro. Nosso objetivo é incentivar os estudantes a produzirem mais textos, e que possam participar já no próximo ano, entendendo o sentido do estudo em sua vida e abrindo oportunidades para o sucesso”, frisou Dilcelene, prometendo novidades para 2015.

Participante do evento, a coordenadora de Português da Semec, Vanessa Rangel, destacou o trabalho em conjunto de todos os envolvidos no processo, como professores, alunos e equipe diretiva.

“A Olimpíada é um trabalho de adesão, não obrigatório. Mesmo assim, tivemos uma boa participação dos professores de Língua Portuguesa. Acreditamos que, no próximo ano, até por conta do relato do Ismael, com a ida à Suécia, os alunos estarão mais estimulados a participar. Sem contar o lançamento do livro na Felicita (Feira do Livro de Itaboraí), que foi um dos momentos mais badalados do evento e que, de alguma forma, serviu para despertar o interesse dos alunos”, disse Vanessa Rangel.

Das mãos dos alunos selecionados, as professoras Elenir Machado, Patrícia da Paz, Sandra Couto e Luciane Azeredo receberam suas lembranças. Representando a categoria, Luciane – professora do Ismael – agradeceu pela homenagem e parabenizou toda a equipe da Escola Municipal José Ferreira.

“No início, muita gente não acreditou no projeto, mas conforme foi passando o tempo, fomos orientando os alunos e utilizando o material da Olimpíada. Foi um trabalho proveitoso, que rendeu frutos, tanto que o Ismael viajou para a Suécia e teve uma experiência ímpar na vida dele. Até os alunos mais tímidos puderam se mostrar através da escrita”, ressaltou Luciane, desejando participar de outras atividades.

Além do texto de memórias literárias “Cheiro do Passado”, de Ismael Oliveira, a unidade escolar contou ainda com trabalhos dos estudantes Kamilly Leite, com “Conheça Itaboraí”; Thalita Raquel dos Santos, com “Felicidade Camponesa” e Jonathan Costa, com a crônica “Rua do Vício”.

“Participar desta olimpíada foi algo maravilhoso. Conheci um lugar que nunca tinha pensado em ir algum dia, a Suécia, e ainda por cima, tive a companhia da minha mãe, que também ficou encantada. Já estou preparando-me para a próximo, e quem sabe,  viajo para outro lugar diferente?”, disse Ismael.

Sobre o autor

Deixe um comentário