Itaboraí inicia comemorações da Semana Municipal do Idoso

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Prefeito Helil Cardozo na abertura da Semana do Idoso de Itaboraí - Foto Sandro Giron (2)A Semana Municipal do Idoso de Itaboraí  começou na manhã desta segunda-feira (06), no Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão. Ao todo, mais de mil participantes do projeto Vida em Movimento – com idades acima dos 50 anos – participaram da Olimpíada do Idoso. As atividades serão estendidas ao longo do mês de outubro, e realizadas em conjunto pelas secretarias municipais de Habitação e Políticas Sociais e Saúde. Até 24 de outubro, haverá jogos, oficinas de arte, música, teatro e danças, Dia da Beleza, atividades físicas e palestras.

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, chegou cedo ao evento desta segunda-feira e declarou abertos os Jogos Olímpicos do Idoso. Ele parabenizou a primeira-dama e coordenadora do projeto Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, juntamente com toda a sua equipe e secretarias municipais parceiras.

“É uma grande felicidade poder compartilhar esse momento com todos vocês. O Vida em Movimento é um projeto que vem dando certo, e nosso objetivo é melhorá-lo ainda mais, oferecendo eventos e serviços que proporcionem alegria e autoestima elevada. Quero que saibam que todas as atividades foram preparadas com carinho e dedicação para vocês”, afirmou Helil Cardozo.

Olimpíada do Idoso de Itaboraí - Foto Sandro Giron (1)No início da manhã, 25 idosos saíram da sede do Vida em Movimento em direção ao Alzirão, cada um representando um dos polos de atividade física do projeto. Eles realizaram o revezamento da tocha olímpica, e ao chegar ao estádio, o aposentado Augusto Antônio da Costa, que completa 90 anos no próximo dia 20 de outubro, acendeu a pira, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda da Guarda Municipal.

Após fazer o juramento olímpico, o integrante do polo de Visconde, Augusto Antônio, elogiou o evento e as atividades oferecidas pelo projeto.

“Eu percebo que o Vida em Movimento tem melhorado cada vez mais. Sempre participo de tudo e convido meus amigos, mas eles sempre dão desculpas, dizem que estão doentes, com dor aqui e aqui. Eu, por exemplo, sou hipertenso, mas me cuido e não deixo de ir às atividades”.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Maria Cardozo, e Semana Municipal do Idoso será repleta de atividades voltadas aos representantes da chamada “melhor idade”.

“Não ficaremos apenas em uma semana, pois queremos oferecer muitas atividades. Incluindo as novidades do Dia da Beleza e a festa “Dancing Days”. Queria agradecer todos os profissionais da minha equipe, que estão trabalhando com muita dedicação neste projeto de levar diversão a essas pessoas que tanto já contribuíram para a sociedade”, ressaltou Ana Maria, agradecendo ainda às secretarias municipais que participam das ações.

A manhã contou, ainda, com desfile dos idosos integrantes dos polos, representados por cores distintas, que apresentaram o seus “gritos de guerra”, além de cartazes e alegorias. Houve, ainda, atividades recreativas, como chute a gol, arremesso de peso, bola no cesto, sopra-sopra e corrida de revezamento. O resultado das competições, com os três primeiros polos vencedores, será conhecido no dia 14 de outubro, com entrega de medalhas e outros prêmios.

Um dos momentos mais emocionantes foi a interpretação de uma canção de autoria de uma integrante do polo de Venda das Pedras, cantada pela própria aposentada, Alaide da Silva Teixeira, 73 anos. A idosa pediu a sua professora de atividade física, Valéria Moreira, para cantar a canção para o prefeito, como forma de agradecimento pela realização do Vida em movimento, segundo ela, de grande importância em sua vida.

“Estou no projeto apenas há meses, mas posso garantir que ele salvou minha vida. Vivia com a autoestima baixa, com pensamentos negativos, não andava sozinha e outras coisas a mais. Hoje sou outra pessoa e devo isso ao Vida em Movimento”, disse Alaide, que cantou os versos: “Sou feliz, sou feliz pelo colégio que aprendi/ Sou feliz com a minha professora e o projeto de Itaboraí. Obrigada, obrigada, obrigada, esse projeto foi quem me fez sorrir/ Simplesmente, se não fosse esse projeto, eu hoje não estaria aqui”.

Prefeito Helil Cardozo na abertura da Semana do Idoso de Itaboraí - Foto Sandro Giron (1)Durante o evento, todos os participantes receberam alimentação. Uma ambulância e banheiros químicos estiveram à disposição.

Prosseguindo com a programação, nesta terça-feira (07), a partir das 8h, no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras, professores da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa farão um aulão de oficina, com confecção de chaveiros de pedraria, bolsas, bonecas, feltro e patchwork. Um café da manhã E ainda com atividade recreativas também a partir das 8h, ocorrerá na Associação da Maior Idade, no Centro.

Confira a programação:

Dia: 09/10 (quinta-feira)

– Oficina de Dança
Horário: 8h às 13h
Local: Clube Vera Gol (Avenida 22 de Maio, nº 3.428, Outeiro das Pedras)

– Mobilização para Atividade Física
Horário: Das 8h às 10h
Local: Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha (Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro)

– Workshop sobre “Demências”
Horário: Das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
Local: Associação da Maior Idade (R. João Caetano, nº 71, Centro) e Loja Maçônica Concórdia Segunda No 10 (Rua do Bomfim, 25, Centro)

10/10 (sexta-feira)
– Chá da Tarde
Horário: 14h às 17h
Local: Casa de Passagem de Idosos (Rua Francisco Gomes, nº 4, Nancilândia)
13/10 (segunda-feira)
– Dia da Beleza
Horário: 8h às 17h
Local: Clube Vera Gol (Avenida 22 de Maio, nº 3.428, Outeiro das Pedras)


14/10 (terça-feira)

– Caminhada e Feira de Saúde
Horário: 8h às 13h
Local: Saída da Avenida 22 de Maio, na altura do bairro Outeiro das Pedras até o Clube Vera Gol

– Discoteca “Dancing Days”
Horário: 17h às 21h
Local: Clube Vera Gol (Avenida 22 de Maio, nº 3.428, Outeiro das Pedras)

17/10 (sexta-feira)
– Oficina de Memória
Horário: das 9h às 13h


21/10 (terça-feira)

– “II Seminário Envelhecimento Saúde”
Horário: Das 8h30m às 17h
Local: Clube Vera Gol (Avenida 22 de Maio, nº 3.428, Outeiro das Pedras)

24/10 (sexta-feira)
– Roda de Conversa “Sexualidade na Terceira Idade”
Horário: 8h
Local: ITAPREVI (Rua São João, nº 110, Centro)

You may also like...