Itaboraí já vacinou aproximadamente 20 mil pessoas contra a gripe

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Senhora Celes Guimarães no dia D de vacinação contra gripe em postos do município | Sandro Giron

O município de Itaboraí já vacinou desde o dia 17 de abril, data de início da campanha de vacinação contra a gripe, cerca de 20 mil pessoas. A campanha vai até o dia 26 de maio, em 42 pontos de vacinação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a meta é imunizar 80% das 57,8 mil pessoas indicadas pelo Ministério da Saúde.

No último sábado (13/05) ocorreu o Dia D da campanha de vacinação. Ao todo, cerca de sete mil pessoas se imunizaram neste dia, que contou com aproximadamente 300 servidores municipais envolvidos, entre profissionais de saúde, apoio e logística.

O secretário municipal interino de Saúde, Júlio César Ambrosio, percorreu as unidades básicas de Saúde, acompanhando todo o processo de vacinação, desde o polo de distribuição. E ainda observou as necessidades dos usuários dos postos de saúde em cada bairro visitado.

“Vale ressaltar que a campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 26 de maio, e o nosso objetivo é imunizar o maior número de pessoas no município. É importante que as pessoas procurem o posto de saúde mais próximo de sua residência e se imunizem”, destacou Júlio César Ambrosio.

O alvo da campanha são pessoas idosas, com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da doença. E ainda povos indígenas; portadores de doenças crônicas; adolescente de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; profissionais da área de saúde; populações privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Este ano, foram incluídos também na vacinação, os professores de ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, mediante comprovação da função.

A mãe do vereador Paulo Ney, Celes Guimarães Pina, 69 anos foi se imunizar na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha e ficou satisfeita com a vacinação.

“Eu soube que teria vacinação aqui na Policlínica de Manilha, por meio do jornal, e depois vi que colocaram uma placa de aviso ali na frente. Para mim foi ótimo, pois só atravessei a rua, e tenho certeza que facilitou a vida de muita gente também. Todo ano tomo a vacina da gripe e graças a Deus nunca tive reação alguma”, disse Celes.

A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da Influenza. O objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da Influenza. A vacina é aplicada às vésperas do inverno, período de maior incidência da doença. Estudos apontam que a vacina contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde.

Leia também

2 Responses

  1. I just want to say I’m beginner to blogging and absolutely liked this website. Probably I’m planning to bookmark your site . You amazingly have really good articles and reviews. Many thanks for revealing your website page.

  2. MAS CONTRA A FEBRE AMARELA NADA

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *