Itaboraí lança programas esportivos para atender a mais de 12 mil pessoas

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A Prefeitura de Itaboraí está ativando dois programas que poderão beneficiar a 12.850 pessoas, de todos os oito distritos. O Segundo Tempo, destinado exclusivamente a crianças e jovens de 7 a 17 anos, e o Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), sem limite de idade. O início das atividades está previsto já para agosto, a partir do retorno das aulas da rede municipal de ensino.

“Nosso objetivo não é apenas esportivo, mas educacional e social. Podemos até formar bons atletas, mas, acima de tudo, queremos formar cidadãos”, disse André Costa, coordenador geral dos dois programas, realizados pela Secretaria de Governo em parceria com a Educação e Cultura, e com o Esporte, Lazer e Turismo.

O Segundo Tempo terá capacidade para atender a 8.850 crianças e jovens, divididos em 59 núcleos, em sua maioria, implantados em colégios da rede municipal de ensino. Cada um com 150 vagas e comandado por um profissional e um acadêmico de educação física. A declaração escolar que precisa ser apresentada no ato da inscrição não precisa ser obrigatoriamente da unidade que sedia o núcleo.

A metodologia das aulas faz com que o aluno pratique, ao menos, duas atividades coletivas e uma individual. Futebol, voleibol, handebol, atletismo, judô, jiu-jitsu e basquetebol estão entre as modalidades a serem oferecidas, de acordo com a possibilidade e natureza de cada núcleo.

No caso do Pelc, além das modalidades esportivas, serão oferecidas, ainda, atividades artísticas, como oficinas de artesanato, pinturas e música. O programa tem, entre suas prioridades, o atendimento à pessoa com deficiência, embora englobe toda a comunidade interessada em participar. São, ao todo, dez núcleos, cada um com capacidade para 400 atendimentos.

Os núcleos do Pelc ainda estão sendo definidos, mas já é certo que contemplarão todos os oito distritos de Itaboraí. Assim como os do Segundo Tempo, já definidos em 57 locais (duas unidade abrigarão dois núcleos cada). Para se inscrever, basta comparecer ao colégio mais próximo para verificar se a escola está incluída no programa, e seguir as orientações do coordenador do núcleo.

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