Itaboraí mantém apoio a 3 mil atletas de escolinhas comunitárias

Cerca de 3 mil pessoas a partir de 5 anos de idade fazem parte de 30 escolinhas comunitárias de futebol, futsal, handebol, volei e taekwondo em Itaboraí. As instituições são mantidas por voluntários que recebem apoio da Prefeitura, por meio do Paec (Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias).

Mantido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, o programa promove ações de orientação pedagógica e fornece material esportivo, além da organizar eventos de intercâbio e a inserção dos participantes e suas famílias em programas e ações sociais.

Nesta quinta-feira (05/02), o vice-prefeito e secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Audir Santana, visitou a escolinha de futebol Moacir Santos, que atua há 27 anos no campo do Caluge.

Na ocasião, foi realizada a entrega de calçados aos jovens que treinam na instituição. A ação também tem ocorrido em outros centros. No fim de 2014, a Prefeitura também entregou bolas, coletes, cones, redes e marcadores de distância (tartarugas) a todas as escolinhas.

“O Paec é um programa que já é um sucesso. Estamos dispostos a aprimorá-lo cada vez mais, auxiliando com equipamentos e dando seguimento à promoção de eventos de intercâmbio, como a Copa Paec, que neste chega à 2ª edição. Vamos valorizá-la para que se torne tradição em Itaboraí”, disse Audir Santana.

A Escolinha Moacir Santos leva o nome de seu fundador, que hoje é o responsável por cerca de 80 alunos dos 7 aos 15 anos.

“Esse material entregue pela Prefeitura vai ajudar bastante aos nossos atletas. As crianças vão poder usar os tênis não apenas para treinar, mas também no dia a dia”, disse Moacir.

O Paec

Além do apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, os alunos das escolinhas de Itaboraí e seus familiares contam com a atenção de outras pastas, como Educação e Cultura, que atua na prevenção à evasão escolar; Saúde, que esteabelece um canal de contato dos professores com os coordenadores dos programas de Atenção Básica; Desenvolvimento Social, que realiza o cadastro para o Programa Bolsa Família e dá suporte de acessibilidade e reabilitação social; Trabalho e Renda, que faz o cadastro para o Sistema Nacional do Emprego (Sine), e Serviços Públicos, atuando na manutenção do corte dos gramados dos campos comunitários.

Sobre o autor

Deixe um comentário