Itaboraí: ‘Prefeitura Perto de Você’ presta mais de 8 mil atendimentos em Rio Várzea

A Ação Social Prefeitura Perto de Você, no bairro Rio Várzea, em Itaboraí, celebrou 228 casamentos neste sábado (11), na 13ª edição do evento de utilidade pública oferecido pela Prefeitura e por diversos parceiros. O evento ocorreu das 9h às 18h30 na Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva, com um total de 8.648 atendimentos.

Entre os principais parceiros, a Justiça enviou quatro juízes para realizar as uniões civis. Também participaram órgãos estaduais como o Detran, com serviço de emissão de documentos, e empresas voluntárias da iniciativa privada. Na ação, o prefeito Helil Cardozo e todos os secretários municipais montaram seus gabinetes e prestaram atendimento direto à população. As secretarias atuaram em estandes e ofereceram serviços públicos diversos. A Saúde, por exemplo, deu orientações sobre como combater a proliferação do mosquito da dengue e como tratar a doença, com 472 pessoas atendidas. Houve, ainda, a realização de testes de diabetes e hipertensão, com 370 atendimentos.

Mirim Machado de Aguiar, 26, foi uma das que aproveitou a oportunidade para medir a pressão e fez teste de glicose.

“Passei mal ontem (sexta-feira), e desconfio que seja pressão alta. Também vou fazer um exame de vista. Tenho que aproveitar, já que hoje temos todos esses serviços no mesmo lugar”, disse a dona de casa.

O aposentado Olimpo Campos, 75, estava há mais de seis meses sem carteira de identidade. Ele foi uma das 246 pessoas que buscaram o serviço do Detran para a emissão do documento.

“Preciso fazer um empréstimo, e não podia, por ter perdido meu documento”, conta o idoso.

Viúva há seis anos, Maria de Lourdes de Rosa Chader, 76, preferiu aproveitar os serviços de salão de beleza para cuidar das unhas e cortar o cabelo.

“Quem sabe não arrumo um namorado aqui e me caso na próxima ação social?”, dizia a idosa, se divertindo com a ideia.

Já a professora de dança do ventre Marta Jane Gritz, 50, aprendeu um novo ofício na oficina de corte de cabelo.

“Quero ter uma segunda opção de renda, e esta é uma boa oportunidade. Ainda mais que não estava em condições financeiras para arcar com um curso desses”, informou a professora.

O prefeito Helil Cardozo prestou atendimento direto à população e aproveitou para anunciar que a próxima edição do Prefeitura Perto de Você ocorrerá no dia 23 de maio, na Escola Municipal Nanete Lima Chagas, no bairro Joaquim de Oliveira.

O início dos trabalhos da ação social em Rio Várzea contou com a presença do Deputado Federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar elogiou a iniciativa da Prefeitura, e lembrou que, mesmo com os problemas de arrecadação gerados a partir da crise na Petrobras, Itaboraí continua avançando, com a realização de obras importantes para a cidade, como a revitalização da Avenida 22 de Maio.

“Essa ação é a marca de um governo sempre presente, que presta serviço e traz a prefeitura para perto da população, fazendo o que o poder público tem de fazer”, disse Cunha. “Sabemos dos problemas de arrecadação, mas há boas notícias. E uma delas é a de que o Governador Pezão já enviou a primeira parcela da verba para a realização das obras de revitalização da Avenida 22 de Maio”, lembrou Cunha.

O prefeito Helil Cardozo agradeceu pela presença do deputado e ressaltou a importância da ação social para a população.

“Essa é a 13ª edição desse programa, e quem participa sabe da importância social desta ação. Atendemos muitas pessoas que, por motivos diversos, têm dificuldade em acessar os serviços oferecidos aqui, seja por falta de tempo, por não ter condições financeiras ou mesmo de locomoção”, disse o prefeito.

Justiça realiza casamentos

Quatro juízes da Comarca de Itaboraí atuaram de forma voluntária no mutirão de casamentos. As noivas ganharam penteados e maquiagem oferecidos pelo salão Beleza Natural para a realização de uma cerimônia coletiva, no fim da tarde.

Após sete anos vivendo com seu companheiro, Rita de Cássia, 30 anos, incluiu o sobrenome Mendes após se casar com o técnico de segurança do trabalho Diogo César da Silva Mendes, 32.

“Casando aqui, sem custos, estamos eliminando uma despesa que não tínhamos condições de arcar. Quando soubemos da ação social, não pensamos duas vezes”, afirmou a dona de casa.

O marido, Diogo, concorda:

“Esta oportunidade veio em boa hora, já que estou desempregado há seis meses. Sem contar que eliminamos toda a burocracia e demora que todo mundo enfrenta para formalizar um casamento”, avalia Mendes.

Já a secretária Verônica de Souza Figueiredo, 38 anos, e o motorista Sandro Lemos de Araújo, 37 anos, formalizaram uma união que já dura 16 anos.

“Tínhamos o desejo de casar faz tempo, mas sem condições financeiras para isso. Como estamos atuando na ação social pela secretaria de Habitação, vimos a chance de realizar um sonho. Só não teremos tempo agora para festejar, e ir para lua de mel, porque temos de voltar ao trabalho, e com muita alegria.”, relata Verônica.

Numa prova de carinho, o marido de Verônica agora também passou a ter um sobrenome a mais, o Figueiredo.

“Antes, era só a mulher que acrescentava o nome do marido. Hoje, os tempos são outros. Sobre a oportunidade, economizamos um dinheiro que ajudará a pagar a cerimônia no religioso, que agora ficamos animados a fazer”, conta o motorista.

O secretário de municipal de Habitação, Wolney Trindade, foi uma das testemunhas do casamento de Verônica e Sandro.

“Acho de extrema importância todo e qualquer casal formalizar a união. Facilita na hora de incluir a mulher ou o marido em um plano de saúde, por exemplo. Para pleitear um benefício social, também ajuda a desburocratizar o processo”, explica Trindade.

Sobre a atuação de sua pasta no Prefeitura Perto de Você, o secretário informou que diversas famílias tiveram a oportunidades de se cadastrar no programa Minha Casa, Minha Vida, que oferece vagas para a ocupação de 3 mil apartamentos que estão sendo construídos no bairro da Reta Velha.

“Temos, hoje, mais de 2,2 mil famílias cadastradas e queremos atingir um total de 3,6 mil até a conclusão das obras, que estão previstas para terminar em março de 2016″, disse o secretário.

Oficina de culinária faz sucesso

O chefe de cozinha Rafael de Oliveira, que trabalha na empresa Masan, foi um dos voluntários que atuaram na ação e ministrou o curso de empreendedorismo culinário.

“Além de mostrar como fazer os alimentos, ensinamos a calcular custo, preço de venda e margem de lucro”, relatou Rafael.

A dona de casa Adriana da Silva Costa, 39 anos, fez o curso de empreendedorismo culinário e ficou animada em fazer miniquiches para vender.

Sobre o autor

Deixe um comentário