Itaboraí realiza 600 atendimentos em comunidade atingida por chuvas
Cerca de 80 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, defensores públicos, agentes de endemias, guarda municipais e equipes da defesa civil foram mobilizados para operação, que disponibilizou 10 serviços diversos.
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social cadastraram 290 pessoas de 94 famílias, que poderão ser inscritas nos programas sociais do Governo Federal, de acordo com o perfil socioeconômico apresentado. Esse trabalho vem sendo realizado desde a semana passada por 15 assistentes sociais. Além disso, a Secretaria Municipal de Habitação iniciou o pré-cadastro das famílias para ocuparem apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, em construção na Vila Esperança (Reta). O conjunto habitacional, com cerca de 3 mil imóveis, está previsto para ser concluído em novembro.
Duas Unidades Móveis de Saúde foram disponibilizadas para os moradores com atendimento médico, realização de curativos, encaminhamentos, pedidos de exames, procedimentos odontológicos básicos e aplicação de flúor. Dez agentes de endemias percorreram os imóveis, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti. A Defesa Civil também iniciou a etapa de avaliação das casas atingidas.
Além desses serviços, foram disponibilizados profissionais voluntários que realizaram cortes de cabelo para a população. A garotada se divertiu com uma oficina de circo, atividades de pintura, pula-pula e recreadores.
Moradores aprovam
Para uma das moradoras mais antigas da comunidade, Jacinta Maria, de 78 anos, a ação social chegou em um momento importante.
“Uma enchente como essa eu só vi há 35 anos, quando minha filha ainda era pequena. Hoje, vim medir a pressão e verificar como está a glicose”, disse Jacinta.
Já o aposentado José Celestino, de 62 anos, aproveitou para mudar o visual.
“Nem tudo pode ser tristeza. Tem que ter um tempinho para cuidar da gente também”, destacou José.
Apoio nas primeiras horas
Ainda na madrugada do dia 28, quando a comunidade foi atingida pelas chuvas, o prefeito Helil Cardozo e equipes da Prefeitura estiveram no local, distribuindo 120 kits com travesseiros, colchões, lençóis e cerca de 100 quentinhas. Desde então, a prefeitura vem garantindo, com apoio de voluntários, as refeições das famílias atingidas pela enchente.
Além de fornecer a alimentação das famílias, o município também distribui materiais de limpeza e itens de higiene pessoal, água e roupas. Na sexta-feira (30), uma operação envolvendo 50 profissionais, entre assistentes sociais, psicológicos, médicos, enfermeiros e equipes da defesa civil, foi realizada em três pontos do Rato Molhado.