Itaboraí sedia eleição de grupo estadual da educação

Representantes de 19 municípios do estado compareceram a Itaboraí, nesta segunda-feira (15/06), para a eleição da coordenadoria do Grupo Articulador do Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (Gafce-RJ). Com 14 votos, Silma Cleres foi reeleita para o cargo, que tem a missão de garantir a composição dos conselhos municipais e buscar capacitações para seus membros. Ela ocupará o cargo até 2017.

“Iniciamos a gestão em 2013 com menos de 50% das escolas com conselhos. Hoje, conseguimos implantá-los em todas as nossas 87 unidades”, disse Susilaine Duarte, secretária municipal de Educação e Cultura.

A eleição se deu por votação anônima. Silma Cleres teve 14 votos e Alba Valéria, 5. O regimento não prevê formação de chapas, com a mais votada assumindo a coordenação e a segunda, a vice. Com isso, após o procedimento, ambas foram empossadas, já dando início à primeira reunião da nova diretoria, ocorrida também no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí.

“Quando assumimos o Gafce, em 2013, não tínhamos município algum com conselhos escolares. Hoje, já temos em 80% das cidades. A ideia é não apenas aumentar esse número, objetivando a totalidade, mas, também, melhorar a participação da população, instruindo os conselheiros e os técnicos das secretarias de Educação”, disse Silma, que também dirige os conselhos escolares de São João de Meriti, ao lado de sua vice Alba Valéria, coordenadora de Magé.

O que são os conselhos escolares

Os conselhos escolares servem para garantir a participação democrática na direção das unidades escolares, sendo formados por profissionais de educação, alunos, pais e representantes das comunidades próximas.

Além dos cursos ofertados pelo Ministério da Educação para os conselheiros, o Gafce-RJ, em parceria com as universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Federal Fluminense (UFF), oferece, ainda, capacitações para técnicos das Secretarias de Educação.

Sobre o autor

Deixe um comentário