Itaboraí sedia encontro de Fórum de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Secretária municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, Susilaine Duarte fala durante o Fórum em Itaboraí (Foto: Sandro Giron)

Secretária municipal de Educação e Cultura de Itaboraí Susilaine Duarte fala durante o Fórum em Itaboraí (Foto: Sandro Giron)

Itaboraí sediou, nesta terça-feira, o 3º encontro do Fórum de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro, destinado a estudantes do ensino médio e superior, e a pedagogos das redes pública e privada. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), ocorreu no Esporte Clube Comercial, no Centro. O fórum foi lançado em maio deste ano, com o objetivo de discutir sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e suas implicações.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, Susilaine Duarte, destacou a importância de o Município aceitar e organizar o evento, que visa melhorar a qualidade do ensino.

“O convite para participar do Fórum foi extensivo e aberto a todas as redes e pedagogos, pois acreditamos que uma educação de qualidade se faz em parceria”, disse Susilaine.

O evento contou com a palestra “O PNE e a Importância do Planejamento Estratégico e Participativo para a Gestão Democrática das Unidades”, ministrada pelos professores Pablo Bispo Santos e Jorge Najjar, com mediação do professor Waldeck Carneiro.

“O tripé da Educação funciona com recursos, gestão e participação social”, comentou Waldeck.

Já o professor Jorge Najiar citou a importância do planejamento e do diálogo no âmbito da educação.

“Não podemos pensar que o plano de Educação é daquele ou deste governante, mas sim da sociedade brasileira. Por isso, temos que planejá-lo para os próximos 10 anos. Vejo aqui uma pluralidade de vozes em prol de um bem comum, e só assim, juntos e com diálogo, conseguiremos fazer o melhor para a educação do Brasil”, frisou Jorge Najjar.

A estudante do 3º ano do ensino médio, com formação de professores do Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha, em Itambi, Evelyn Larissa Araújo, 17 anos elogiou o fórum.

“É a primeira vez que participo de um fórum de Educação e gostei bastante. É uma forma de participarmos ativamente da construção de um Plano Nacional de Educação, com ideias e opiniões, além da oportunidade de ouvir e aprender com palestrantes renomados”, disse Evelyn.

Segundo a presidente do Fórum de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro, Renata Fermam, o evento é aberto a todos os municípios. O próximo encontro acontecerá no dia 4 de dezembro, em Angra dos Reis.

No encontro em Itaboraí foram discutidos o PNE e suas implicações para a gestão educacional. No encontro anterior, no município de São Gonçalo, o foco da discussão foi na formação docente. Já em Angra dos Reis, a discussão será será sobre a qualidade do ensino. Em Itaboraí, o Plano Municipal de Educação é construído pela Semec, com base no PNE. A previsão é que seja aprovado até junho de 2015.

You may also like...