Itaboraí tem mais de 1.300 vagas para cursos de capacitação de jovens

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Jovens de 18 a 29 anos de Itaboraí têm até o dia 27 de fevereiro para se inscrever nos cursos gratuitos do programa ProJovem Trabalhador. Ao todo, são 1.345 vagas em diversas áreas e, durante o período de aulas, os alunos terão direito a uma bolsa mensal de R$ 100, além de auxílio transporte, material didático e uniforme. As oportunidades são resultado de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, com o Ministério do Trabalho e Emprego. O município já conta com algumas turmas em andamento. A previsão é a de que outras tenham início em março.

Serão seis cursos, em 24 especialidades, com duração de seis meses cada. Há oportunidades nas áreas de administração, alimentação, agro extrativista, beleza, construção e reparo e, também, turismo e hospitalidade. Os cursos têm a carga horária de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social, com ênfase em higiene, comunicação, postura e meio ambiente, entre outros.

Segundo o subsecretário municipal de Trabalho e Renda, Leonardo Amando, com o ProJovem Trabalhador serão oferecidos cursos compatíveis com a necessidade de suprir carências específicas, que se adequam perfeitamente à realidade atual do mercado de trabalho da cidade.

“Esta oportunidade foi disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego após o empenho pessoal do prefeito Helil Cardozo e do Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Aleksander Santos. O objetivo é criar condições de empregabilidade para jovens sem qualificação. Esta é, definitivamente, a chance concreta de elevação dos níveis de capacitação e renda dos jovens moradores de Itaboraí”, destacou Amando.

Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 29 anos, ter concluído o ensino fundamental e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. No ato da inscrição, é preciso levar original e cópia de RG, título de eleitor, comprovante de residência e um documento que ateste o nível de escolaridade.

Empolgada com as aulas iniciadas em janeiro, a estudante Bruna Christy, 18 anos, moradora do bairro Jardim Imperial, viu no curso de turismo e hospitalidade uma oportunidade de conhecimento sobre a cidade e uma base para sua graduação.

“Estou adorando e aprendendo muito sobre a cidade. Pretendo fazer mais cursos”, disse Bruna

“Fiquei sabendo do ProJovem por meio da minha prima, que trabalha na Prefeitura de Itaboraí, e logo me inscrevi. Estou adorando e aprendendo muito sobre a cidade em que vivo. Pretendo fazer mais cursos e, posteriormente, ingressar na faculdade de turismo. E o melhor, com a bolsa-auxílio, vou poder ajudar a custear meu curso de inglês, que começarei após o carnaval”, disse Bruna.

As inscrições deverão ser realizadas nos seguintes endereços: Rua Promotor Ciro Olímpo da Matta, s/n°, Centro, próximo ao Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Cevi). No Sine de Itaboraí, localizado Rua Dr. Pereira dos Santos, s/n, Centro (anexo ao Restaurante Popular), ou no Instituto Brasil Novo, situado na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 259, Centro (em cima da Pizzaria Boa Praça). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

As aulas têm carga horária de 15 horas semanais, e ocorrerão em três localidades: na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, no CIEP 415 Miguel de Cervantes, em Santo Antônio, Manilha (ambos com aulas no período da noite), e no Instituto Brasil Novo (turnos manhã e tarde).

Confira os cursos disponíveis:

PROJOVEM TRABALHADOR – JUVENTUDE CIDADÃ
ADMINISTRAÇÃOARQUIVISTA
ALMOXARIFE
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
CONTÍNUO
ALIMENTAÇÃOCHAPISTA
COZINHEIRO AUXILIAR
REPOSITOR DE MERCADORIAS
VENDEDOR
AGRO EXTRATIVISTACRIADOR DE PEQUENOS ANIMAIS
TRABALHADOR EM CULTIVO REGIONAL
EXTRATIVISTA FLORESTAL DE PRODUTOS
ARTESÃO REGIONAL
BELEZA(Estética)CABELEIREIRO
DEPILADOR
MANICURE E PEDICURE
MAQUIADOR
CONSTRUÇÃO E REPAROLADRILHEIRO
GESSEIRO
PINTOR
REPARADOR
TURISMO E HOSPITALIDADEAUXILIAR DE GARÇOM
GUIA DE TURISMO LOCAL
ORGANIZADOR DE EVENTOS
RECEPCIONISTA DE HOTÉIS

You may also like...

Deixe uma resposta