Limpeza no canal de São Francisco

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) de Niterói trabalhou nesta terça-feira (7/2) na limpeza do canal na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, em São Francisco, na Zona Sul da cidade. Apenas em 2016, as equipes da Seconser retiraram mais de 3mil metros cúbicos dos rios, canais e ralos da cidade, volume equivalente ao de uma piscina olímpica. Para a realização do serviço, a secretaria trabalha dia e noite utilizando, além da limpeza manual, maquinários específicos, como o caminhão Vac All e a Poclain, que otimizam a realização do trabalho.

“O que fazemos diariamente é trabalho de formiguinha. Recolhemos muito lixo na rede de águas pluviais. São pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão podem contribuir para o entupimento dos ralos durante as fortes chuvas. Fora os sacos de lixos que são colocados para recolhimento em horário errado. É importante a conscientização de toda a população”, alerta a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Alexandre Vieira / Prefeitura de Niterói

Além do trabalho de limpeza de rios e canais, a Seconser retira duas toneladas de lixo por mês dos bueiros de Niterói. O trabalho de limpeza das caixas-ralo, com objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais, se complementa à ação da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) que, diariamente, recolhe 200 toneladas de lixo jogadas nas ruas da cidade. A Seconser reforça o pedido para que a população colabore jogando o lixo nos dispositivos apropriados instalados pela cidade.

A Clin também ressalta a importância de os moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser vistos no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta) ou pelo app da Clin. 

 

Sobre o autor

Deixe um comentário