Milhares de pessoas buscam oportunidade durante a feira Emprega Niterói

empergosA procura por uma oportunidade de emprego levou cerca de 45 mil pessoas ontem (23/11) à primeira edição do projeto Emprega Niterói no Niterói Shopping. As vagas são oferecidas por 25 parceiras da iniciativa, que tem como objetivo aproximar essas empresas do grande público. Por trás do projeto estão o Grupo Essência Cultural, a Coordenadoria de Trabalho de Niterói e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico. A expectativa é que, até janeiro de 2016, mais de quatro mil pessoas sejam recolocadas no mercado de trabalho ou usufruindo a chance do primeiro emprego.

No feirão, os interessados puderam se inscrever para vagas diversas de emprego, estágio, trainee, vagas de Menor Aprendiz, PCDs (Pessoa com Deficiência), além de cursos de capacitação e bolsas de estudos, recebendo, também, informações relevantes sobre o mercado de trabalho.

Apesar do grande número de pessoas que compareceram ao Niterói Shopping em busca de oportunidade, o atendimento transcorreu sem problemas. A média de atendimento foi de 15 a 20 minutos.

“Estamos levando nosso trabalho para diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Nós sabemos a dificuldade que é para um candidato sair de casa e se cadastrar nas empresas, que ficam distantes umas das outras em geral. Com nosso projeto, reunimos diversas delas a fim de mostrarmos várias oportunidades em um único dia e em um único local”, diz Felippe Marques, organizador da feira.

A vereadora Priscila Nocetti, idealizadora da feira na cidade, explicou os motivos e a importância da parceria para ajudar aqueles que necessitam a vencer o problema do desemprego, dando nova oportunidade de reingresso no mercado.

“Traçamos metas e foi quando surgiu a ideia da feira. Nós buscamos uma solução para o grave problema do desemprego através da Secretaria de Estado do Trabalho e pedimos o apoio da prefeitura. Resolvemos trazer esse projeto para o município a fim de dar oportunidade efetivamente para os trabalhadores e jovens em busca do primeiro emprego, além de deficientes. Isso não é só uma chance de vaga, e sim para estimular a autoestima do trabalhador niteroiense. Eles vão chegar ao fim do ano com uma nova oportunidade. Muitos conseguirão enxergar outros horizontes e uma nova vida”, destacou a vereadora, que já pensa em programar uma nova feira para 2016.

Para este primeiro Emprega Niterói a oferta de vagas foi feita por empresas como Ciee, Casa & Vídeo, Personal Service, Man Power, Supermercados Guanabara, Red Zero, Ampla, Morhena, B3 Service e Sesi, entre diversas outras.

Segundo Emanuel Nazareno, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e à frente da Coordenadoria de Trabalho de Niterói, a expectativa é de que, em 30 dias, muitos já possam estar empregados.

“A feira tem uma estimativa de quatro a seis mil empregos ofertados. Vai reunir ao menos 40 empresas. É uma iniciativa nossa com apoio da SEDEN. Em janeiro de 2016, muitos candidatos já estarão trabalhando e outros começarão. Alguns já devem sair daqui encaminhados. Estamos otimistas. É possível transformar, mudar e beneficiar o povo. Diretamente temos quatro mil vagas, e o Comitê Olímpico Brasileiro, mais duas mil”, explicou Emanuel.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, disse que essa união entre os diversos parceiros é importante para os moradores e para quem busca um emprego.

“Niterói é a cidade de maior empregabilidade nesta região. É bom que todos entendam que é uma oportunidade que facilitará a vida das pessoas, e quem tiver o perfil demandado pelas empresas será chamado. A feira dará oportunidade para deficientes também. A Prefeitura está de parabéns por apoiar essas iniciativa”, disse Fabiano.

O evento será realizado no dia 23 de 11h as 17h e no dia 24 de 10h as 17h. A entrada é gratuita. Todos os moradores do Rio de Janeiro poderão participar deste evento. Para concorrer às vagas, é necessário, basicamente, de identidade e CPF.

Sobre o autor

Deixe um comentário