Mutirão de testes de Hepatites atende população em Alcântara

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
hepatite alcantara

Mutirão de testes de Hepatites atende população em Alcântara

É muito comum que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum sintoma da doença. Por isso, a consulta a um médico e a realização de exames são essenciais para o diagnóstico precoce. Somente em São Gonçalo, 99 pessoas foram diagnosticadas com a doença no último ano. Nesta quinta-feira (28) pela manhã, a secretaria municipal de Saúde realizou em parceria com a Cruz Vermelha, um mutirão de testagem para orientação e detecção de hepatite B e C na Rua Iolanda Saad Abuzaid (Praça do Relógio), no Alcântara.

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da detecção e vacinação de hepatites virais, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos atenderam a população que fez fila, para a realização do teste rápido, onde o resultado sai em 20 minutos. Das 128 pessoas presentes, cinco foram detectadas com hepatite C e encaminhadas para tratamento ambulatorial com hepatologista no Pam Alcântara ou Clínica Gonçalense do Barro Vermelho.

O principal meio de transmissão da Hepatite C é pelo sangue contaminado com o vírus VHC. Outras formas de se contrair o vírus é através da relação sexual sem proteção e também de mãe para o feto durante a gravidez. Infelizmente, a maioria dos pacientes só percebem que estão com Hepatite C quando ela já se desenvolveu para o estágio agudo e já apresenta risco de cirrose e câncer no fígado”, explica o coordenador municipal de DST/Aids, Antônio Tavares.

No último ano a secretaria de Saúde ampliou os locais para a realização dos exames nos Centros de Testagem Anônima. São eles: o Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara; Clínica Gonçalense do Barro Vermelho; UBS Irmã Dulce, em Trindade; UBS Bandeirantes; UBS Adolfo Lutz, no Pacheco; UBS Mahatma Gandhi; UBS Adão Pereira Nunes, Tribobó ; UBS Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel, Porto do Rosa; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, USF Adão Pereira Nunes.

28 07 Cruz Vermelha no Alcântara LEONARDO FO programa municipal de DST/Aids, conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Além disso, diversos profissionais como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistente sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico.

A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624 5756 e no e-mail coorddstaidssg@yahoo.com.br.

You may also like...