Nada de bondinho! Cinco dicas para escalar o Pão de Açúcar

bondinho3O montanhista Felipe Camargo conta o que fazer para aproveitar o esporte em um dos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa.

Em agosto, as atenções do mundo todo estarão voltadas para o Rio de Janeiro em termos de turismo e esporte. No dia 1o do mesmo mês, estreia na internet o documentário “Exploring Rio – The Ultimate Sports City” (Explorando Rio – A Cidade Esportiva Definitiva), que apresenta a capital fluminense sob a perspectiva de diferentes modalidades esportivas. Entre elas, a escalada.

O paulista Felipe Camargo mostra um de seus cenários favoritos do Rio enquanto pratica o esporte: o Pão de Açúcar. O filme estará disponível em www.redbull.tv no dia 1o de agosto. Enquanto ele não estreia, Felipe dá dicas para quem quer escalar esse famoso ponto turístico carioca:

1. Comece cedo!

“De preferência, comece a trilha ainda no escuro, para estar pronto para escalar na primeira luz do dia. Assim, evita-se o sol forte na cabeça e, se algum imprevisto acontecer, ainda tem muitas horas de luz pela frente!”.

2. Procure auxílio de um guia

“Se você ainda não for experiente ou se não se sentir confiante e seguro para encarar essa escalada com seu parceiro, procure um guia certificado. No Rio de Janeiro existem muitos guias que levam a galera para fazer várias escaladas na região da Urca, incluindo o Pão de Açúcar”.

3. Escolha bem as vias

“Se você procura uma escalada mais fácil e divertida, recomendo a Via dos Italianos, que é bem tranquila e acessível. Ela proporciona uma vista incrível do Rio! Se você já escala há um bom tempo, recomendo a Via do Totem, que foi a minha escolha para esta produção e é bem desafiadora!”.

bondinho24. Aproveite os finais de tarde

“Para os finais de tarde, sugiro a prática de boulders ou vias esportivas curtas ao redor da pista Cláudio Coutinho, no pé do Pão de Açúcar. São vários desafios, para todos os níveis e gostos, além do fácil acesso e de ficar ao lado do mar!”.

5. Finalize bem o dia

“Por último, mas não menos importante… Termine bem o dia, tomando uma cerveja gelada com seus amigos e outros escaladores na mureta da Urca, como já é tradição!”.

Sobre o autor

Deixe um comentário