Niterói abriga uma das mais importantes bibliotecas do Estado

  •  
  •  
  •  
  •  

Olá pessoal,
O centro de Niterói abriga uma das mais importantes bibliotecas do Estado – a Biblioteca Pública de Niterói (BPN). O casarão em estilo eclético com inspiração neoclássica foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e conta com um acervo de mais de 60.000 itens entre livros, jornais, revistas, vídeos e CDs. Hoje, o local tem como proposta integrar cada vez mais a comunidade.

BPNApós restauração, o amplo espaço cultural de dois andares está bem atraente com mobiliário dedicado ao público infantil, cabines para exibições individuais de filmes, espaço para leituras dramatizadas e livros e equipamentos em Braile. A programação é bem diversificada com oficinas, palestras, rodas de leituras, exposições, seminários, grupos de estudos, contação de histórias para adultos entre outras maravilhas para quem ama cultura!

BPN4E não é só isso! A BPN, atenta ao compromisso com a cidadania, promoverá um bate papo em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, onde serão debatidos assuntos sobre a mobilidade urbana com representantes da NitTrans, EcoPonte, Polícia Rodoviária Federal e muito mais. O evento é aberto ao público e acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro.

bpn3Você sabia?

  • O projeto de construção da Biblioteca e dos prédios que circundam a praça foi pensado para a implantação do centro cívico de Niterói no início do século XX.
  • A BPN tem como matriz a Biblioteca Parque Estadual, que fica no centro do Rio. Há ainda as unidades de Manguinhos e Rocinha, todas inspiradas pelo bem sucedido modelo das bibliotecas de Medellin e Bogotá, na Colômbia. O Rio de Janeiro é o primeiro estado a implantar este conceito de qualidade em material humano e de serviços.

Então, vamos prestigiar?

O link para ficar por dentro de toda a programação é https://www.facebook.com/bibliotecaniteroi
Local: Biblioteca Pública de Niterói
Praça da República s/nº – Centro – Niterói
Horário: de terça à sábado de 11 ás 19h

A gente se vê por lá!


Formada em Turismo e com duas pós-graduações na bagagem, Leila Gravano é guia de turismo bilíngue e diretora da Conhecendo Mais, empresa de turismo receptivo de Niterói.


A opinião contida neste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor. O seu conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Correio da Cidade Online.

You may also like...