Niterói lança dia 3 plano de combate à dengue

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reuniu-se, este semana, com os secretários de Saúde, Solange de Oliveira, de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, de Ordem Pública (Seop), Marcus Jardim, e Educação, Flávia Monteiro de Barros, para definir os últimos detalhes do Plano de Contingência da Dengue, Niterói: Todos juntos contra a dengue, a ser lançado no próximo dia 3. O plano contempla todas as medidas preventivas a serem adotadas pela municipalidade.

Entre as medidas planejadas estão a intensificação das ações de fiscalização e de vigilância em saúde. O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) promoverá, aos sábados, mutirões contra a dengue em bairros do município em parceria com a Seconcer e a Seop.  Além disso, os seis comitês regionais vinculados às Policlínicas Regionais de Itaipu, do Largo da Batalha, Policlínica Sérgio Arouca, Policlínica Guilherme March, Policlínica da Engenhoca e Policlínica Carlos Antônio da Silva farão a identificação, em suas respectivas regiões, de focos de dengue e mobilizarão agentes de saúde e equipes da Clin para fazer o combate e o controle da doença.

Para Neves, o planejamento é fundamental para evitar surtos da doença, que vem se mantendo sob controle e com baixos índices este ano.

“Isso é fruto do trabalho desenvolvido desde o ano passado, quando herdados uma situação  dramática. Nossas ações nos permitiram enfrentar a dengue em 2013 sem um único óbito. Precisamos manter esse trabalho”, frisou o prefeito de Niterói.

Segundo a secretária de Saúde, Solange de Oliveira, todos os setores do poder público estão mobilizados contra a dengue. “Estamos trabalhando em parceria e empenhados nas ações de combate ao mosquito da dengue, com o objetivo de garantir um verão com menor incidência da doença, evitando assim surto”, declarou.

A secretaria de Educação realizará ações educativas, através de palestras e atividades em escolas, orientando pais e alunos a como se prevenir e combater a doença.

A Secretaria de Ordem Pública de Niterói participará das ações de combate a dengue no município intensificando o recolhimento de carcaças nos bairros, com o objetivo de evitar que os locais se transformem em criadouros do Aedes aegypti.

De 2013 até este último mês de setembro, 209 carcaças de automóveis já foram recolhidas pela Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói e levadas para o depósito municipal  para serem inutilizadas.

“Esses automóveis nas ruas podem facilitar a proliferação do mosquito, principalmente em caso de eventuais chuvas que acabam por deixar água parada nessa carcaças. Já estamos realizando  essas operações e vamos intensificar ainda  mais com a ajuda de um caminhão-guincho para fazer o recolhimento de veículos abandonados”, explica Marcus Jardim.

Ele revela que denúncias com relação a veículos abandonados podem ser feitas através do email segurança@niteroi.rj.gov.br que a Secretaria de Ordem Pública providenciará o agendamento para recolhimento. A Coordenadoria de Trânsito solicita que, ao requisitar a remoção, o denunciante  especifique o local exato do veículo, com indicação de um ponto de referência.

Sobre o autor