Niterói se prepara para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Praia de Itacoatiara, na região oceânica, receberá voluntários para limpeza | Arquivo

Niterói participará, neste sábado (16), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ação conhecida internacionalmente como Clean Up Day. A iniciativa reúne anualmente, em média, 35 milhões de pessoas ao redor do planeta. Em Niterói, serão oito pontos com atividades da 20ª edição do evento, com quase mil voluntários já inscritos. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), com apoio de outras pastas, começa às 8h e vai até 12h. No somatório dos anos anteriores, a quantidade de lixo retirado dos rios, canais e galerias pluviais do município passa de 7 toneladas.

Em 2014, a edição niteroiense do evento contou com cerca de 200 voluntários e 1,2 toneladas recolhidas. Em 2015, foram mais de 400 voluntários e 2,5 toneladas. Em 2016, na edição mais recente, foram 600 voluntários e 4 toneladas. Para 2017, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores. Além dos quase mil voluntários inscritos, já confirmaram presença instituições particulares de ensino, equipes de escoteiros e de canoagem. O Instituto Baía de Guanabara, o Projeto Aruanã, além de representantes da iniciativa privada também vão participar. Na praia de Itaipu, integrantes da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu – RESEX vão se juntar aos voluntários para um trabalho de limpeza subaquática. Na praia de Itacoatiara, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) vai participar com atividades de conscientização ambiental.

Um dos bônus da participação na ação é o cumprimento de vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada por vários países durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O subsecretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Mello Cunha, conta que a meta é superar os números dos anos anteriores.

“Pelo grande número de inscritos que já temos, a expectativa é de sucesso. A importância principal é a de cunho educacional, de conscientização. Com uma ação como essa, estamos cumprindo oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 6 (água potável e saneamento), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima), 14 (vida na água), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação)”, ressaltou.

Todos os voluntários receberão água, camisa do evento, luva e sacolas plásticas para recolhimento dos detritos. A secretaria pontua que, para a logística do material necessário para distribuição, é importante que os interessados façam suas inscrições em https://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/cleanup-day-2017. Para que os voluntários se reúnam com mais facilidade, cada local tem um ponto de encontro definido:

  • Itaipu: na praia, em frente ao estacionamento.
  • Prainha de Piratininga: lado esquerdo da praia.
  • Itacoatiara: em frente à descida do terceiro quiosque do lado esquerdo.
  • Icaraí: na praia, em frente ao Clube Central.
  • São Francisco: ao lado do Skate Park.
  • Charitas: ao lado da estação das barcas.
  • Córrego da Viração: no Cafubá, no Centro de Controle Operacional do Túnel.
  • Rio Jacaré: em frente ao Supermercado Real, do outro lado da rua.

Sobre o autor

Deixe um comentário