Obras da Nova Catedral de Niterói começam neste domingo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Papa abençoou a maquete da CatedralNeste domingo, dia 12 de outubro, a Arquidiocese de Niterói dá o pontapé inicial para as obras de construção da nova Catedral da cidade. Idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012, o projeto ganhou retomada com a aprovação de órgãos competentes, trabalhos de engenharia e campanhas de conscientização para arrecadação de fundos.

Para marcar o momento, um evento está programado na data, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no local onde será erguido o templo, no Caminho Niemeyer, atrás do terminal rodoviário João Goulart, no Centro. O ponto de encontro dos fiéis será na atual Catedral de São João Batista, no mesmo bairro, às 15 h. De lá, segue uma peregrinação até o lugar da construção. As 16h, haverá missa campal a ser celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Ao fim da celebração, o cantor católico Dunga fará uma apresentação.

Segundo Dom José, a ocasião entrará para a história da cidade por conta da participação efetiva dos fiéis com ações realizadas nas 85 paróquias e 455 capelas para a captação de recursos.

mapa catedral“Estamos convidados a entrar na história  através desta construção, uma verdadeira obra de fé. Assim como São João Paulo II, o Papa Francisco reservou um carinho todo especial para a nossa Igreja abençoando, durante a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no ano passado, o nosso projeto. Esse gesto significa, para nós católicos, que o Papa se uniu a nós no mesmo empenho de construir a igreja-mãe de nossa Arquidiocese”, declarou o arcebispo.

Com a previsão de termino para 2017, o seguimento das obras ainda conta com a colaboração de fiéis que quiserem ser doadores. Para participar, basta entrar em contato com a Mitra Arquidiocesana de Niterói por meio dos telefones 3602-1700, 3602-1769 ou pelo email novacatedral@arqnit.org.br.

Leia também