Operação Verão terá uso de tecnologia nas praias

Operação Verão reforça segurança da orla da ZSul com mais de 700 policiais
Operação Verão reforça segurança da orla da ZSul com mais de 700 policiais

A Operação Verão foi antecipada para este fim de semana (dias 26 e 27 de setembro) e contará com mais tecnologia nas praias. O esquema terá o apoio de um Carro de Comando Móvel que ficará baseado na praia do Arpoador. A unidade receberá, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM). A tecnologia vai agilizar o deslocamento de viaturas e policiais. O sobrevoo do GAM cobrirá desde a Praia de Botafogo, na Zona Sul, até a Praia do Recreio, na Zona Oeste. O carro comando Móvel também tem sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (24/9) os representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e das secretarias municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), de Transportes (SMTR) e Especial de Ordem Pública (Seop) debateram sugestões e estratégias referentes à segurança nas praias do Rio.

A Polícia Militar atuará com mais de 700 agentes de diferentes batalhões, com o apoio do Batalhão de Choque (BPCHq), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont).

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal vão atuar distribuídas em sete tendas nas areias da praia entre os postos 6 e 9, com 300 agentes. Na areia vão atuar policiais do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força.

Abordagens e revistas

As revistas e abordagem em ônibus serão intensificadas a fim de reduzir a incidência de roubos e ações de vandalismo. As delegacias da área da zona sul (12ª DP; 13ª DP e 14ª DP) estarão com as equipes reforçadas para agilizar o atendimento às ocorrências.

Estão planejados 34 locais de abordagem em pontos de ônibus; sendo 17 na parte da manhã e 17 à tarde. Os policiais vão revistar passageiros e, em caso de suspeita de menores em situação de risco, haverá o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social que será responsável por avaliar a situação de vulnerabilidade dos menores. A SMDS atuará também com duas tendas montadas em pontos estratégicos da orla da Zona Sul (Postos 7 e 9).

Sobre o autor

Deixe um comentário