Palestras sobre educação ambiental em São Gonçalo

O secretário municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo, Ricardo Harduim, ministrou uma palestra sobre educação ambiental no Ciep Adalgisa Cabral de Faria, no bairro Barro Vermelho. No encontro com os alunos do Ensino Médio, ele abordou a importância do reflorestamento das vias do município para a melhoria da qualidade do ar e também orientou sobre o plantio de árvores. O grupo plantou uma muda da planta Saboneteira, no pátio externo do colégio, que também ganhou outras três espécies. A atividade fez parte dos eventos relativos ao mês do Meio Ambiente, promovido pela pasta.

“As árvores vão atrair mais pássaros, que comerão os mosquitos, inclusive o aedes aegypty, que transmite a dengue. Se você não tem pássaros, os insetos se proliferam, picam as pessoas e elas ficam doentes. A árvore regula o ciclo da água e da temperatura, além de controlar a população de insetos. Além disso, ajuda a evitar crise energética”, explicou Harduim durante a palestra.

Sobre arborização das vias do município, o secretário esclareceu que nem toda muda pode ser plantada nas calçadas. “Uma amendoeira, por exemplo, tem raízes que buscam água onde estiver, inclusive entrando nas tubulações. A folha é grande e quando cai, entra no bueiro e o entope. Quando chove, tem enchente. Quem quiser plantar árvore na calçada, precisa saber quais mudas pode plantar”, contou.

Os estudantes se mostraram muito atentos a respeito de cuidados na área ambiental e a importância do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no próprio espaço da escola, nas suas casas e nas ruas. Deixamos uma marca com o plantio da muda no pátio”, festejou o secretário.

Os estudantes também participaram do plantio de mudas. “Gostei quando o Harduim falou que o plantio de árvores pode ajudar a evitar a crise energética”, comentou Alexandre dos Santos Júnior, 16, também do 3° ano.

Programação

Esta semana tem mais atividades do mês do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (9), às 19 horas, haverá o Painel “Abertura da Semana do Meio Ambiente”, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Campus Trindade. Nesta quinta-feira (11), às 11 horas, ocorrerá a Reunião de Integração Regional, na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Centro do Rio. Na sexta-feira (12), às 19 horas, haverá a abertura da exposição de Dalva Frahlich, no Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. No sábado (13), às 8 horas, terá caminhada ecológica na APA de Guapimirim. No domingo (14), às 10h, Educação Ambiental com plantio de mudas da Mata Atlântica na Igreja Batista do Calvário, no Sacramento.

Sobre o autor

Deixe um comentário