Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para Niterói

Monsenhor Luiz Ricci é o novo Bispo Auxiliar de Niterói | Arquidiocese de Niterói

O Papa Francisco nomeou o Monsenhor Luiz Ricci como novo Bispo Auxiliar de Niterói, na manhã de ontem. Ele é natural de Bauru, em São Paulo, e foi ordenado padre em 1997. Segundo a Arquidiocese de Niterói, essa foi uma solicitação de Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo da cidade.

O monsenhor publicou uma carta em agradecimento ao Papa e à Arquidiocese de Niterói pela nomeação, além da Diocese de Bauru, onde exercia.

“Confesso que fiquei surpreso com a nomeação, acolhida com gratidão e confiança, após intenso e sofrido discernimento. Sempre acreditei e experienciei que quando Deus dá uma missão, oferece-nos também os meios para bem cumpri-la, em seu nome, por amor e com amor”, dizia um trecho da carta publicada pelo monsenhor.

O novo bispo auxiliar de Niterói ainda informou que sua Ordenação Episcopal acontecerá em Bauru, no próximo dia 16 de julho, data acordada entre a Diocese da cidade e a Arquidiocese de Niterói.

Em resposta, a Arquidiocese também publicou um comunicado, em nome de Dom José Francisco. Ele classificou a novidade como um presente para a cidade.

“A Mons. Luiz Ricci a certeza de tudo ser feito para que se sinta em casa e possa exercer com alegria seu ministério episcopal entre nós, para maior glória de Deus. Confiamos o seu ministério aos nossos padroeiros São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora”, declarou.

Trajetória – Luiz Ricci nasceu em 1966 e foi ordenado Diácono em 26 de dezembro de 1996 e virou sacerdote em 10 de julho de 1997. O agora bispo auxiliar cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambos em Marília, São Paulo.

Ele ainda possui Mestrado e Doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, cuja pesquisa acaba de ser publicada pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”. É vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito” do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Foi Reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Diretor Executivo da Faculdade João Paulo II.

Foi Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cabrália Paulista, Administrador da Paróquia de Santa Teresinha, em Paulistânia e Pároco da Paróquia Santa Maria, em Piratininga. Também foi Coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru.

Atualmente é Diretor da Faculdade João Paulo II, em Marília e Professor Titular de Teologia Moral, Bioética e Virtudes na mesma Instituição. É pároco da Paróquia São Cristóvão, em Bauru, Assessor Diocesano da Pastoral da Criança e membro do Colégio dos Consultores.

Sobre o autor

Deixe um comentário